Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 1 de junho de 2007

Programação da 3ª Mostra de Cinema e Vídeo

Neste fim de semana o Casarão Cultural Pau Preto sedia a Take 1 - 3ª Mostra de Cinema e Vídeo. As exibições começam no sábado e seguem até domingo, com longas, curtas e sessões de bate-papo sobre os filmes.
Antes de conferir a mostra, às 19h45, os participantes já vão entrar no clima com o Acesso Principal Curtinhas, uma exibição de curtas com duração máxima de cinco minutos. Entre os curtas exibidos estão Couture, Daddy in América, Deneli e Sun e Sea and Soccer, dirigidos por Dácio Pinheiro. A abertura é às 20h, com o documentário Ilha das Flores, de Jorge Furtado.
A mostra segue com Alguma Coisa Assim, dirigido por Esmir Filho e ganhador do prêmio de melhor roteiro em Cannes 2006. Em seguida, Dois Tons, direção de Caetano Gottardi e ganhador do prêmio de melhor diretor de curta-metragem na mostra de Goiânia, em 2005. Na seqüência, é exibido Faça Sua Escolha, de Paulo Miranda, vencedor dos prêmios de melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro, no Curta Canoa 2006.
Ímpar Par é o quinto filme do sábado. Dirigido por Esmir Filho, a atração recebeu dois prêmios de melhor filme, um do Júri Ecumênico do Festival de Cinema de Kiev, na Ucrânia, e outro no 32º Festival de Filmes de Badalona, Espanha. Em seguida o público confere Memórias Sentimentais de um Editor de Passos, dirigido por Daniel Turini e vencedor do prêmio espaço Unibanco de cinema, entregue dentro do 17º festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo.
No sábado ainda tem O Caderno Rosa de Lori Lamby. Com direção de Sung Sfai, o filme é baseado no livro homônimo de Hilda Hilst e conta com o prêmio de melhor curta brasileiro na Mostra BR de Cinema 2005. Depois vem Pobres Diabos no Paraíso, dirigido por Fernando Coimbra e vencedor do prêmio Tatu de Ouro por melhor filme de ficção da Jornada Internacional de Cinema da Bahia, em 2005.
No domingo, as atividades são retomadas às 15h, com a exibição do longa Brichos, de Paulo Munhoz. O Casarão Cultural recebe Sung Sfai para um bate-papo, às 18h. Além da direção de O Caderno Rosa de Lori Lamby, Sung atuou na assistência de montagens dos longas Brasa Adormecida, O Pai dos Tententes, de João Batista de Andrade e A Dama do Cine Shangai.
O diretor também assina os curtas Barbstreising, A Má Criada, Flores Impares e Os Penúltimos Serão os Segundos. Sung também atuou em montagem, produção e casting de curtas e longa metragens.
Os filmes voltam a ser exibidos a partir das 20h de domingo, com a Tela Brasil, um projeto dentro da Take 1 que tem como objetivo homenagear realizadores de todo o Brasil. Criado esse ano, o projeto conta com curtas dos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Goiás e Distrito Federal.
Na seqüência, de acordo com estados acima, os filmes exibidos no domingo serão: A Domicílio, direção Nelson Diniz, prêmio de melhor música no 34º Festival de Gramado Cinema Brasileiro e Latino; Por Causa do Papai Noel, direção Mara Salla; Vovó vai ao Supermercado, direção Valdemir Milani, vencedor do Kikito por melhor atriz para Lala Schneider, no Festival de Gramado 2004; Biografia do Tempo, direção Marcos Pimentel & Joana Oliveira; A Hora do Galo, direção Marcos França, melhor curta de ficção no Florianópolis Audiovisual Mercosul 2005; 29 Polegadas, direção Bernard Attal, melhor curta-metragem no Festival Internacional de Harlem, nos Estados Unidos em 2005; A Resistência do Vinil, direção Eduardo Castro, melhor curta na 5ª Mostra de Curtas de Goiânia, em 2005 e A lente e a janela, direção de Marcius Barbieri. Outras informações 19 3875-8383 com Marcelo Cerdan.

Nenhum comentário: