Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sábado, 26 de abril de 2008

Estação das Artes em Souzas e Joaquim Egídio

Os distritos campineiros de Souzas e Joaquim Egídio expressam sua cultura por intermédio da arte, artesanato e gastronomia dia 4 de maio a partir das 9 da manhã. Os dois distritos serão palco para a segunda edição da Estação das Artes, evento que reúne quatro ateliês abertos ao público com diversas atividades e 14 restaurantes oferecendo menus diversificados para agradar todo tipo de paladar.
Extensa, a programação promete diversão para adultos e crianças. Nos ateliês, os artistas ministrarão oficinas de modelagem de argila, confecção de jóias, pintura, colagem, dança de salão e outras atividades. Para o público infantil, a opção é o teatro de mamulengos, além de uma oficina de bonecos onde as crianças criarão seu personagem, desde a modelagem com papel marchê até roupinhas de chita e pintura. Nas feiras, será possível encontrar uma grande variedade de mimos interessantes entre peças de cerâmica, bijuterias, telas, mosaicos, acessórios em fuxicos, etc. —na feira Vila das Artes, em Sousas, a idéia dos artistas expositores é montar junto com os visitantes cerca de mil fuxicos que se reverterão em uma colcha. Em Joaquim Egídio, no Arte no Empório, os artistas farão do local um grande ateliê ao ar livre, onde cada um montará uma peça mostrando sua técnica. Haverá também no local uma oficina de torno para quem quiser se aventurar.
Para quem resolver aproveitar bem o dia e chegar cedo, há opções de cafés da manhã tanto em Sousas quanto em Joaquim Egídio. Para o almoço, pode-se escolher entre comida mineira, de fazenda, comida caseira, massas até frutos do mar. Nos restaurantes haverá exposição de telas, além de pratos decorativos, com técnicas variadas, desenvolvidos por artistas da região especialmente para o evento.
Localizados a 10 km do município de Campinas, Sousas e Joaquim Egídio possuem um potencial turístico ainda pouco explorado, que reserva aos visitantes rios, cachoeiras, matas, trilhas, relíquias arquitetônicas, festas tradicionais, flora e fauna nativas, montanhas e antigas fazendas dos tempos áureos do café.

Nenhum comentário: