Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sábado, 28 de março de 2009

Eliana Tranchesi

Quando penso na prisão da empresária Eliana Tranchesi não vejo como não respeitar uma decisão da Justiça Federal punindo-a pela sonegação de cerca de um bilhão de reais. Mas não deixa de me incomodar a pirotecnia em torno da figura dela (e por extensão, da Daslu), como se representasse a origem de toda a pobreza e outras mazelas brasileiras. Sem dúvida, dinheiro de impostos é o meu, o seu, o nosso dinheirinho; mas e os envolvidos na roubalheira do dinheiro do governo, os convivas do ignominioso Mensalão? O mais notório deles cogita se candidatar a cargo eletivo, como que escarnecendo daqueles que roubou e de quem espera receber imunidade.
E o que dizer da disparidade entre a pena inflingida a Eliana Tranchesi, de 94 anos e meio de reclusão, e a da parricida e matricida Suzane von Richtofen, de 39 anos de cadeia? Sem dúvida, a extensão dos danos provocados pela sonegação da Daslu atinge um número de pessoas muito maior que a crueldade perpetrada por Suzane, mas e a maldade atroz do ato desta? Merece menor punição? Bom, são dúvidas e ponderações que me ocorrem, que ocorrem a um leigo que não consegue compreender nem a insensibilidade e ousadia dessas pessoas nem o complicado sistema legal brasileiro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo em parte, pois é de pouquinho em pouquinho que se vai colocando "ordem na lojinha". Esperar uma grande modificação desta nação acostumada a "pão e circo" é meio fantasioso, mas pequenos gestos de justiça nos fazem acreditar que ainda existem pessoas bem intencionadas neste país.