Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Unicamp lança livro com relatos de profissionais ex-patrulheiros, guardinhas ou mensageiros

Nesta quinta (dia 16) às 18h30, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas, será lançado na Unicamp o livro Faço Parte dessa História, com relatos de profissionais da universidade que nela ingressaram adolescentes, fizeram parte da infância e da adolescência da própria Unicamp e fazem parte da atualidade desta grande instituição brasileira, sediada em Campinas.
Resgatando e valorizando a trajetória profissional e pessoal desses profissionais, os relatos trazem fatos curiosos da história da própria Unicamp, além de situações engraçadas vivenciadas por personagens reais. Algumas histórias narradas têm como personagem central o fundador da Universidade, Zeferino Vaz, que, como conta uma das histórias, era esperado toda manhã na entrada da Reitoria por um grupo desses menores para carregarem a pasta do então reitor, inspirador de toda trajetória da Unicamp que, de alguma forma, retribuía os garotos e assim o grupo ia crescendo. Em outra narrativa outro desses ex-menores relata que conheceu César Lattes, mito da ciência brasileira. Cada relato recebeu um título inspirado nas situações contadas, o que amplia o interesse na leitura. Há títulos engraçados, como Ratinhos Estressados, Pânico no laboratório, Um café gourmet no berço do conhecimento ou ainda Sobre filmes? Fale com ele!
Em todos os relatos há o reconhecimento do impacto provocado pela Unicamp na trajetória desses profissionais. Certamente influenciados pelo ambiente acadêmico, o estudo fez parte significativa do percurso desse conjunto. Pelo menos 52% possuem hoje nível superior, com casos de Mestrado e até Doutorado, concluídos ou em conclusão. Há pelo menos uma situação em que um desses ex-menores hoje é docente da própria Unicamp.
Prefaciado pelo Reitor Professor Fernando Costa, o livro traz ainda textos sobre a história das entidades campineiras do Patrulheirismo (Campc) e da Guardinha (Aedha), além de um texto especial do Professor José Tadeu Jorge, atual secretário municipal de Educação e Reitor da Unicamp entre 2005-2009, sobre profissionalização.

Nenhum comentário: