Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Padre Marcelo anuncia programação da Festa da Padroeira

A tradicional Festa da Padroeira de Indaiatuba Nossa Senhora da Candelária começa amanhã (dia 13) às 19h30, com a Missa de Abertura. A programação da comemoração do Dia da Padroeira (2 de fevereiro) foi divulgada nesta terça-feira (dia 11) pelo pároco da Igreja Matriz, o Padre Marcelo Previatelli. A festa está dividida em parte religiosa e parte festiva, seguindo até o dia 20 de fevereiro. A parte religiosa contará com Missa de Abertura, Missa com os Enfermos, Missa com os Jovens, Missa com as Gestantes, Missa com as Famílias, Missa com Benção dos Objetos Devocionais, Missa da Coroação de Nossa Senhora e Missas com padres convidados. No dia 24 de janeiro, a missa será celebrada às 19h30 pelo bispo Dom Luiz Antonio Guedes e no dia 25, a missa acontecerá também às 19h30 com o Cônego Jerônymo (ambos os padres já foram párocos da Igreja Matriz). Nos dias 27 e 29, às 19h30 e 18h, respectivamente, as missas serão realizadas pelos Padres Marcos Roberto e Douglas, antigos seminaristas da paróquia Nossa Senhora da Candelária pela Pastoral Vocacional. O Padre Alexandre, pároco da Igreja de Santo Antonio do Jardim Morada do Sol, celebrará a missa do dia 28 de janeiro.
O Auto de Nossa Senhora da Candelária também integra a parte religiosa e acontecerá nos dias 22 e 23 de janeiro, às 20h. Trata-se de um teatro musical encenado por atores amadores dentro da igreja, que mostra a luta entre o bem e o mal e tem função catequética. No dia 2 de fevereiro, Dia da Padroeira (que é feriado municipal), a Procissão das Luzes começará às 5h e trará a imagem de roca da Nossa Senhora da Candelária.
Segundo Padre Marcelo, houve duas principais mudanças nas comemorações.
“Neste ano não realizaremos o passeio ciclístico. Uma das causas é que o mês de janeiro chove muito e nos outros anos às vezes tínhamos que mudar a data”, comentou. O horário da Missa dos Enfermos mudou de 14h para as 9h. “Fazer a Missa com pessoas doentes no período da tarde era muito sofrível. Pensamos por bem fazer em um horário mais fresco, de manhã, para melhorar as condições dos participantes, dando mais atenção aos doentes”, explicou o pároco, que também disse que na celebração é rezado àquelas pessoas que estão internadas em hospitais.
A parte festiva terá dez dias de quermesse com início nesta sexta-feira (dia 14), a partir das 19h, na Praça da Igreja Matriz. Está programada ainda no mesmo local a Tarde Beneficente, no dia 30 de janeiro; o Leilão de Gado, no dia 6 de fevereiro e o Almoço Beneficente, no dia 20 de fevereiro. Os convites estão à venda na Secretaria da paróquia (r. Pe. Vicente Rizo 694, no Centro). Para mais informações, (19) 3875-2108 ou o
site www.nscandelaria.com.br.
O pároco disse que a estimativa da comissão organizadora da Festa é de que oito mil pessoas participem das comemorações.
“Temos somente o problema da chuva, mas a praça já está coberta”. Cerca de 120 voluntários trabalharão por dia na montagem, desmontagem e nas barracas da quermesse. O dinheiro arrecadado será investido na conclusão da reforma do salão paroquial e para manutenção da paróquia durante o ano. “Temos também um projeto de construir um mezzanino no salão para aumentar ainda mais o espaço”, complementou.

Nenhum comentário: