Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 23 de março de 2011

Faculdade de Comunicação e Artes do Ceunsp promove 1ª Semana de Teatro

Em homenagem ao Dia Mundial do Teatro (a ser comemorado no próximo domingo, dia 27), a Faculdade de Comunicação e Artes do Ceunsp realiza a 1ª Semana de Teatro, entre os dias 24 e 27, no Teatro Escola “Prof. Rubens Anganuzzi Filho”, no Campus V, em Salto. Nestes quatro dias, a comunidade de Salto e região desfrutará de uma programação diversa ligada ao fazer teatral, totalmente gratuita e na companhia de profissionais gabaritados e atuantes no mercado, trocando experiências valiosas através de palestras, workshops e apresentações. 
As apresentações serão com grupos de Salto, Campinas e Limeira. As companhias saltenses são formadas a partir do curso de Teatro do Ceunsp. Na sexta-feira, a 3ºS Produções Artística apresenta a peça Otelo, que foi encenada no ano passado com grande sucesso. Numa adaptação de Shakespeare, a encenação aborda o ciúme, a inveja, o poder e a dissimulação como frutos proibidos. Nessa releitura, a tragédia do Mouro de Veneza encontra no texto e nas imagens animalescas que este evoca a sua ligação com o clássico.
No domingo, o outro grupo saltense, a Cia Experimental Theatron, faz duas sessões de Holoclaustro, uma investigação sobre as relações humanas afetadas pelo totalitarismo de massa. Tomando como ponto de partida a ascensão e domínio nazistas na 1ª metade do século 20, o espetáculo utiliza-se da proximidade explícita com o espectador, do conflito privado como reflexo da condição pública e do encarceramento das liberdades como metáfora do espaço cênico para contar pequenas fábulas que perpassam as atitudes humanas, dos mais fortes aos mais fracos, na lida com o elixir do poder.
Os workshops serão com Gustavo Sol, palestrante e professor universitário de Interpretação Teatral que apresentou seu mestrado no México e com a atriz Carol Godoy, que protagonizou o espetáculo Leonce e Lena (George Buchner) do diretor Gabriel Vilella e participou da encenação da peça de dança-teatro Wottan, dirigida por Fabio Mazzoni e coreografada por Sandro Borelli. Carol participou também do elenco de Eterna Magia, na TV Globo, Revelação, em 2008 e Vende-se um véu de noiva (adaptação do texto de Janete Clair), em 2009, ambas no SBT, assim como em alguns curta-metragens.
Todas as atividades da Semana de Teatro são gratuitas e a entrada deve ser feita pela rua 24 de Outubro, no Centro de Salto. Os interessados em participar dos workshops e palestras devem se inscrever antecipadamente com Alana Cartocci, pelo telefone (011) 9559-4121 ou e-mail laninhacartoci@hotmail.com. O evento, organizado pela Faculdade de Comunicação e Artes, tem o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Salto. Mais informações estão disponíveis no site www.ceunsp.edu.br.

Nenhum comentário: