Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Revista inglesa classifica Indaiatuba entre cidades americanas do futuro

A revista FDi Magazine (da sigla em inglês Foreign Direct Investment, ou Investimento Direto Estrangeiro), pertencente ao grupo de comunicação The Financial Times Ltd., divulgou na última semana o primeiro ranking American Cities of the Future 2011/12 (Cidades Americanas do Futuro). Entre elas está Indaiatuba, que foi selecionada na subcategoria das 10 melhores pequenas cidades em Relação Custo-Benefício (em tradução livre do inglês, Cost Effectiveness). O município ocupa a décima colocação nesse item, que avaliou cidades com população entre 100 mil e 250 mil habitantes. No índice geral, o primeiro lugar ficou com Nova York, na categoria de cidades acima de 750 mil habitantes. A capital paulista também aparece no ranking como a décima cidade do futuro 2010/2011 e desponta em segundo lugar como cidade em potencial econômico. As listas foram organizadas a partir de uma análise de 405 cidades em toda América do Norte e do Sul.
As informações foram divididas em seis categorias: Potencial Econômico, Recursos Humanos, Custo-Benefício, Qualidade de Vida, Infraestrutura e Simpatia em Negócios. Entre os critérios levados em conta na categoria onde Indaiatuba aparece estão o salário médio anual de trabalhadores não qualificados, semiqualificados e qualificados; média anual de aluguel de escritório em localização privilegiada no centro da cidade; média de renda anual para uma fábrica ou unidade industrial em localização privilegiada; o preço médio de uma casa de três quartos; custo da eletricidade; preço do quarto de hotel três e quatro estrelas; preço da gasolina; salário mínimo; custo de registro de propriedade; custo para exportar e importar e custo de criação de uma empresa, entre outros. Em todas as subcategorias, além de Indaiatuba aparecem apenas outras duas cidades brasileiras: Sobral, no Ceará e Rio de Janeiro (também é citada Maracanã, que ficaria no estado do Rio de Janeiro; contudo, o estado não possui município com esse nome o único estado que possui um local denominado Maracanã é o Pará, mas sua população não chega a 28 mil habitantes, o que a exclui do estudo. A FDi ainda não se manifestou sobre o caso). Segundo o prefeito Reinaldo Nogueira, “recebemos com muito entusiasmo esse novo apontamento para Indaiatuba. Foi uma grande surpresa ver nossa cidade nessa classificação internacional e com todos os itens analisados pelo corpo de jurados; afinal de contas, são somente três cidades brasileiras que figuram nesse ranking. É realmente de dar orgulho”, finaliza o prefeito.
[clique sobre as imagens para ampliá-las —o nome de Indaiatuba aparece grifado em amarelo na segunda página]

5 comentários:

Kleber Patricio disse...

Um leitor anônimo postou dois comentários bastante lúcidos, com considerações bastante válidas (ainda que passíveis de questionamento) e que gostaria de compartilhar com os demais leitores. Infelizmente, não posso publicar por falta de identificação, seguindo a política do blog para comentários (ver nota no link http://kleberpatricio.blogspot.com/2009/02/politica-de-comentarios-do-blog.html).

Gabriel disse...

Justamente, sem problemas! Meus comentários são para instigarem questionamento realmente, se não, nem os faria. E Obrigado por considerá-los lúcidos. :)

Então vamos lá...

Ora...

Quem leu essa matéria na íntegra e entendeu, sabe que este fato é perfeitamente aceitável, não só aceitável como também muito esperado. Vejamos porque:

Indaiatuba é a melhor mentira dos nossos tempos!

Sim! Vamos trazer os ingleses para conhecer de perto, esta é uma cidade camuflada muito bem por trás de aparências, não só aparências realmente visíveis como aparências em números estatísticos.

Quem não vive aqui não sabe por exemplo que esta cidade não é nem de perto "rica" como campinas por exemplo, se tratando em diversidade cultural, programas de auxilio aos menos favorecidos, solidariedade, incentivo científico e tecnológico. Temos uma abismo entre classes sociais, aqui as pessoas posam de ricas só porque possuem 2 carros e fazem compras no Pão de Açucar, quando são sub-julgadas por uma classe baixa por exemplo, vivem reclamando da vida dizendo que estão endividadas, que se afogam em impostos e etc, ou seja... Estão tão ferradas ou até mais do que pessoas de classe baixa, se tornar classe média é se tornar endividado e ter ilusão de riqueza, as pessoas se tornam mesquinhas e frescas, não se misturam mais e se esquecem que um dia foram "pobres" também. Pobres estão agora, com a mente pobre!

Mas isto não vem ao caso, aqui o prefeito só cuida da aparência de canteiros, praças, avenidas e ruas principais. Vá até bairros mais afastados para você ver crateras no chão, ruas sem asfalto, sem esgoto, sem transporte público, uma maravilha! Prefeito aqui bebe mais do que a McLaren dele, que deve fazer 1km com 5 litros.

Como uma cidade como essa pode estar entre as 10 melhores do futuro se ela não possui coisas básicas à favor do futuro?

- Tecnologia em evolução.
- Cultura em evolução.
- Solidariedade em evolução.
- Educação em evolução.

Gabriel disse...

Continuando...

Eu sei a resposta... Quais foram os critérios de avaliação deste ranking?

Somente Economia em evolução!

Ou seja, CUSTO de Vida! Basicamente...Média anual de aluguel de escritório em localização privilegiada no centro da cidade; média de renda anual para uma fábrica ou unidade industrial, em localização privilegiada; o preço médio de uma casa de três quartos; custo da eletricidade; preço do quarto de hotel três e quatro estrelas; preço da gasolina; custo de registro de propriedade; custo para exportar e importar; custo de criação de uma empresa, e por aí vai...

Agora a política asquerosa que nós temos fará de tudo para aumentar ainda mais este custo, como já aumentou desde que Indaiatuba foi eleita melhor cidade do país em 2008 (QUE PIADA! E apareceu até no Fanáticos, digo... Fantástico).

Ou seja amiguinhos, isto foi no ponto de vista EMPRESARIAL, não se enganem! Não tenham suas mentes dominadas pela mídia!

Se aqui for realmente a cidade do futuro, o futuro será assim: Maioria das pessoas trabalhando muito, muito e muito, e ganhando pouco, suficiente para sobreviver e uma diversão básica no fds. O resto trabalhando muito, muito, em outras cidades, ganhando até bem, mas sem tempo pra gastar o dinheiro que ganha, ou seja... enriquecendo... Aí compram chácaras e casas de veraneio (quando não são mansões) em Indaiatuba pra passar o fds, mas quase nunca frequentam de tão chata que é a cidade.

Onde as pessoas comuns vão gastar seu dinheiro do fds? Nos bares claro! Beber pra esquecer, bares com preços altíssimos em tudo. Não existirá quase espaço para cultura, pois ninguém terá tempo para isso. Pequenas e micro-empresas que se arriscarem no mercado vendendo serviços ou produtos que são mais caros do que na internet, não terão vez. Pois todos terão internet e sem tempo claro, farão suas compras sempre pela internet e realizarão serviços online também. Ou seja, o comércio como conhecemos hoje vai começar a morrer... Quantos comércios fecharam em Indaiatuba de alguns anos para cá? Quantas lojas vazias existem no shopping e existirão no novo shopping? Façam suas apostas!...

Resumindo no futuro essa cidade vai ser industrial, não haverá o que fazer aqui, seremos robotizados, será extremamente tedioso e chato viver aqui, haverá abismos enormes entre as pessoas de grupos sociais distintos, pessoas cada vez mais individualistas.... Se parece um pouco com a cidade que vivemos? Reflitam!

As pessoas conseguem dormir com esse barulho, pois elas trabalham o dia inteiro com barulhos piores e chegam em casa sentindo um sono extremamente pesado, além de tomarem um gole de televisão entorpecente pra relaxar.

É isto.

Obrigado pelo espaço Kleber.

Anônimo disse...

Totalmente de acordo, brilhante explanacao, Gabriel
Jordana Razzi

Vicente disse...

P/ Gabriel Chagas:

Meu caro, se sua visão de nossa cidade é essa, então pegue suas malas e vá pra outra cidade que esteja a altura do seu merecimento. Quem realmente conhece Indaiatuba sabe que é a cidade referência para o Brasil, vá conhecer outras cidades, compare com a nossa. Você literalmente reclama de barriga cheia.