Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Censo da Árvore

A Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente concluiu o Censo da Árvore, que fez o inventário florestal da área urbana do município. Foram cadastradas 8480 árvores (15% do total existente no município, conforme a estimativa de que haja aproximadamente 57 mil árvores, de 186 espécies diferentes, o que corresponde a uma árvore para cada 3,5 habitantes). Pelo estudo, as dez espécies predominantes na área urbana são a falsa murta, aroeira salsa, oiti, sibipiruna, flamboyant, ipê de jardim, canelinha, ficcus, ipê roxo e escova de garrafa. Na avaliação fitossanitária, o afloramento do sistema radicular (afloramento das raízes), vandalismo, lesões, estrangulamento do canteiro, maus tratos, parasitas e doenças foram os principais problemas encontrados pela equipe do censo.
Outra constatação do estudo foi que 11,09% dos imóveis possuem calçada do tipo ecológica, sendo a maioria localizada em condomínios e loteamentos fechados.
Na conclusão dos trabalhos foi verificado que a arborização do município é boa, mas a distribuição é desigual, considerando que alguns loteamentos já estão bem arborizados e outros ainda precisam de plantio. Constatou-se que o tamanho da fachada dos lotes interfere na quantidade de árvores do bairro, pois se observou que nos loteamentos com predominância de lotes inteiros a arborização é melhor que nos lotes menores.

Nenhum comentário: