Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Acervo Digital Gilberto Gil

Após 18 meses, entre pesquisa, organização e digitalização, é lançado o Acervo Digital Gilberto Gil (www.jobim.org/gil/) pelo Instituto Antonio Carlos Jobim. O trabalho é uma oportunidade para as pessoas conhecerem em um único ambiente online grande parte da trajetória de Gilberto Gil. Trata-se de um panorama geral de sua carreira, seu processo criativo e a memória de um dos artistas mais atuantes e completos da música brasileira.
Do vasto acervo documental e musical do artista, foram digitalizados 30 mil itens, dos quais aproximadamente 13 mil recortes de jornais e revistas, 12 mil fotos, 400 vídeos, 15 cadernos com um total de 700 páginas scaneadas, 30 roteiros de shows com set lists, 10 teses acadêmicas, 50 letras manuscritas, 50 cartazes de shows e 500 peças de correspondência, entre outros documentos reunidos em quase 50 anos de carreira. Este trabalho foi desenvolvido pela equipe do Instituto Antonio Carlos Jobim, também responsável pelo acervo digital do próprio Tom e de Dorival Caymmi, entre outros.
O projeto conta com apoio da Natura através do programa Natura Musical. O Acervo Gil vem para somar a outros acervos já patrocinados pela empresa: Dorival Caymmi (2008), Ernesto Nazareth (2010) e Chiquinha Gonzaga (2011).
“Com este patrocínio, reafirmamos não só o nosso papel de fomentadora da cultura brasileira, mas também nosso incentivo a projetos de pesquisa e resgate da memória de importantes nomes da nossa música”, destaca Karen Cavalcanti, gerente de Marketing Institucional da Natura e responsável pelo Natura Musical.
Como o cantor e compositor já se definiu, “Além de régua e compasso, tem também raiz, mas já incorporou antena à sua carreira”. Não à toa, Gil foi pioneiro na música brasileira em ter seu site, lançar música pela web e celebrar a rede com uma música chamada “Pela Internet”, numa trajetória na qual sempre incorporou novas tecnologias a seu trabalho. “Acho interessante ter um sítio só, onde está exposta toda a minha vida e minha obra e onde as pessoas podem trabalhar com liberdade, criatividade e ousadia em cima do meu trabalho. E até da minha vida. Que todos se divirtam”, destaca Gilberto Gil.
Para marcar o lançamento do acervo, a Natura está disponibilizando quatro músicas de composição de Gil para download legal e gratuito no seu portal www.naturamusical.com.br e no Facebook. São elas: “Seu Olhar”, “Estrela”, “Cérebro Eletrônico” e “A Raça Humana”.

Nenhum comentário: