Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Itu recebe o maior festival integrado de arte independente da América Latina

Um total de 15 países envolvidos. Mais de 500 bandas unidas por um único ideal: promover a circulação de artistas que possuem trabalhos autorais e independentes por todo o país. Essa manifestação cultural é o Grito Rock 2012, o mais importante Festival Integrado da América Latina, que neste ano terá como um dos palcos o Beco dos Quatro Cantos - ou Passeio Público Marcos Steiner Neto – sob a paisagem do Centro Histórico de Itu. O evento veio para Itu graças a uma iniciativa do Coletivo Roda Torta – uma cooperativa local de bandas com músicas autorais – em parceria com a Fora do Eixo, rede que tem como objetivo estimular a produção cultural. Como uma alternativa para o carnaval, o evento está programado para os dias 18 e 19 de fevereiro a partir das 16h e reunirá 16 bandas, além de um grupo teatral e um artista plástico.
O Grito Rock 2012 possui ainda diversas campanhas às quais Itu está aderindo, entre elas a hospedagem solidária e alimentação – que possibilita trazer bandas de outras cidades e Estados – comunicação colaborativa e a #PósTV, que transmitirá ao vivo pela Internet o festival e trará ainda entrevistas com bandas e bastidores, através do Canal do Coletivo Roda Torta.
Segue a programação do Grito Rock Itu 2012: dia 18 de fevereiro a partir das 16h, Cia. Teatral Metamorfose (Itu) – Esquete: Do que mesmo você me chamou? Texto de Rita Benedetti, com Marcelo Moraes e Rita Benedetti e direção de Edmar Venâncio; Machiavelix (Itu); Easy Drink's (Itu); No Ducky (Jundiaí); Ambulantes (São Paulo); Tribo do Sol (Salvador/BA); Projeto Trator (São Paulo); Instinto Coletivo (Guarulhos) e Bexigão de Pedra (São Carlos).
Dia 19 de fevereiro a partir das 16h, Pintura ao vivo: Lucas Matheus, designer da marca de camisetas O Pato Veste; Ossos Fracos (Itu); Monoclub (Sorocaba); Defakto de Fato (Santo André); Analisando Sara (Santos); Topsyturvy (Mogi das Cruzes); Yugoslavos (Sorocaba); Vício Primavera (Mogi das Cruzes) e Zomber (Bragança Paulista).
Para outras informações, acompanhe a página do evento no Facebook ou mande um e-mail para contato@rodatorta.com.br.
Idealizado em 2002, em Cuiabá (MT), pelo Espaço Cubo - um dos coletivos que deu origem ao Fora do Eixo - o Festival Grito Rock é uma alternativa ao Carnaval e uma plataforma independente de circulação. Este ano, o projeto ocorre de 17 de fevereiro a 17 de março e reúne produtores de 200 cidades e 15 países, o que representa um aumento de 55% em relação a 2011. As edições de cada cidade são produzidas de forma interdependente e tudo, principalmente a logística entre elas, é construído colaborativamente com o propósito de tornar sustentável a circulação de artistas, agentes, produtores, produtos e tecnologias. Reflexo da conexão com diversos países latinos, este ano o Grito Rock soma 15 países. Vários representantes da América do Sul e Central participam, como Honduras, Costa Rica, Guatemala, Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Honduras e Nicarágua. O festival ocorre também na Cidade do México, Los Angeles e Braga (em Portugal), realizado por brasileiros em parceria com agentes locais.

Nenhum comentário: