Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 28 de março de 2012

Secretaria da Cultura promove oficina gratuita de teatro de sombras

A Secretaria Municipal de Cultura realiza uma oficina gratuita de teatro de sombras nos próximos dias 11 e 12 de abril, das 19h às 22h, na Emeb Prof. João Batista de Macedo (av. Domingos Ferrarezzi 415, no Jd. Monte Verde), coordenada por Ronaldo Robles. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas na sede da Secretaria, na Praça Dom Pedro II, no Centro. Os interessados devem apresentar RG, comprovante de residência e doar um livro (novo ou em bom estado) de literatura. Para mais informações (19) 3825-2056.
“O objetivo da oficina é oferecer uma ferramenta divertida e lúdica para o professor trabalhar temas específicos do currículo escolar, como língua portuguesa e matemática”, explica Robles. “Também queremos desenvolver o senso crítico das crianças, contribuir com suas aptidões e ampliar sua capacidade cognitiva no ato de recortar, colar, pintar e dar vida a objetos inanimados por meio da manipulação e interpretação”, diz. “Vamos ainda fomentar possibilidades de discussões a respeito do mundo das imagens e aprimorar o discurso infantil na criação das falas dos personagens, além de ser possível a plena realização de uma técnica artística milenar de fácil acesso e baixo custo, na forma de brincadeira”, completa.
Ronaldo Nobles é diretor, artista plástico, antropólogo e arte-educador. Em 2003, fundou a Cia. Quase Cinema, que atualmente é considerada uma das maiores expoentes do teatro de sombras no Brasil. Recebeu prêmios pelos espetáculos e projetos ligados à arte-educação. Hoje pesquisa o universo simbólico, lúdico e educativo do teatro de sombras contemporâneo. 

Nenhum comentário: