Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 16 de março de 2012

Urbanismo inicia projeto arborização urbana em escolas do município

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente iniciou terça-feira (dia 13) o projeto Arborização Urbana na escola estadual Professora Annunziata Leonilda Virgineli Prado, no Jardim Morada do Sol. Os alunos receberam panfletos informativos e uma ficha para que os pais autorizem o plantio nas calçadas de suas residências. Foram distribuídas 200 fichas, que serão recolhidas pela equipe do programa na segunda-feira (dia 20). A EMEB Prof. João Baptista de Macedo, no Jardim Monte Verde, também fará parte dessa primeira etapa do projeto.
Conforme explicou a secretária Mariângela Gomes Carneiro, o projeto visa à conscientização da população sobre as vantagens de ter árvores plantadas nas calçadas. “Queremos passar a mensagem aos estudantes para que eles convençam seus pais de que a arborização traz vários benefícios ao meio urbano. Dessa forma fica mais fácil chegar à casa das pessoas”, argumenta a secretária.
A partir do retorno das fichas, a equipe do projeto Arborização Urbana entrará em contato com os interessados em ter uma árvore na calçada e farão o plantio, orientando sobre os cuidados necessários com as mudas.
Mariângela explicou que a escolha da escola Annunziata para o lançamento do projeto foi motivada pelo resultado do Censo da Árvore, concluído em 2010, que apontou a falta de árvores naquela região. “Além disso, no ano passado realizamos um plantio de aproximadamente 40 mudas de árvores nas calçadas do entorno da escola, que foram arrancadas logo na sequência. Sentimos que a região precisava ser trabalhada para conseguirmos arborizá-la”, completa.
Nesta quinta-feira (dia 15), foi refeito o plantio no entorno da escola e também foi feita a distribuição de aproximadamente 400 panfletos e fichas na EMEB Prof. João Baptista de Macedo para estender o trabalho ao Jardim Monte Verde.
O panfleto distribuído nas escolas traz toda a orientação sobre a maneira correta de se fazer um plantio, caso a pessoa queira fazê-lo sozinha, com medidas das covas e a frequência com que devem ser molhadas. As árvores plantadas corretamente nas calçadas oferecem vantagens como sombreamento, purificação do ar, absorção de água do solo, liberação de água no ambiente, economia de energia elétrica, proteção contra ventos, abrigo e alimento para os animais, diversidade biológica, diminuição dos ruídos, conforto ambiental e a paisagem fica muito mais agradável.
Após atenderem a região dessas duas escolas, a Secretaria de Urbanismo estenderá o projeto para outras regiões que também apresentem déficit de arborização. 

Nenhum comentário: