Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Feria de Abril de Sevilla no TCC

Campinas terá esta noite uma amostra da famosa Feria de Abril de Sevilha no Salão de Festas do Tênis Clube. Promovido pelo Centro de Arte Flamenca e pela Diretoria Cultural do clube com o apoio da Casa de Espanha de Campinas, o evento, que está na 14ª edição, propõe ser ainda melhor que os anteriores: é que a escola está comemorando 15 anos de convívio com o autêntico flamenco e promete irradiar alegria através do ritmo, do colorido, da força e da sensualidade do flamenco. Os convites já estão à venda na secretaria do CAF (av. Heitor Penteado 715, no Taquaral).
Entre as atrações da festa, estão os grupos Compás e Luna Flamenca, do CAF, que se apresentarão com música ao vivo. Aliadas às castanholas, ao movimento das mãos e ao sapateado intenso, a exposição e venda de artigos flamencos e a alta gastronomia oferecida pelo Idalvo’s Restaurante ratificam o clima espanhol da noite dançante.
A Feria de Abril, ou Feria de Sevilla, como também é conhecida, acontece desde 1846 na cidade espanhola e foi idealizada pelo catalão Narciso Bonaplata e pelo basco José María de Ybarra com o objetivo de comercializar gado e mercadorias. Com o passar do tempo, a Feria tornou-se uma grande festa tradicional andaluza, constituindo-se num negócio que movimenta milhões de euros e atraindo turistas do mundo inteiro. Sua estrutura é dividida em casetas, pequenas casas onde os sócios levam suas famílias e amigos para curtir o que o evento oferece; atualmente, são mais de mil.
As principais atrações são os bailes por sevillanas, o Paseo de Caballos (o único meio de transporte permitido) e a Calle del Infierno (parque de diversões), entre outras atividades; é nesta ocasião que as mulheres se vestem com trajes flamencos cheios de volantes (babados) e lunares (estampa de bolinhas) e acessórios como flores, colares e mantones. Os homens tradicionalmente vão à feria com traje de corto e sombrero cordobes. A festa geralmente começa numa segunda-feira e termina só no domingo, com uma grande queima de fogos artificiais.

Nenhum comentário: