Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Oficina gratuita: "Time lapse - Indaiatuba, Fotografia e Movimento"

Ainda existem vagas para a oficina gratuita Time Lapse – Indaiatuba, Fotografia e Movimento, coordenada por Thiago Ming, de 2 a 14 de maio, promovida em parceria pela Secretaria Municipal de Cultura e pelo projeto Oficinas Culturais do Estado de São Paulo. As inscrições acontecem no Centro Cultural Wanderley Peres (Pça. D. Pedro II s/nº), mesmo local do curso, das 8h às 17h, para maiores de 18 anos. Informações pelo telefone (19) 3825-2056.
A oficina abordará os processos de criação e produção de uma obra cinematográfica documental de curta metragem a partir de sequências de imagens fotográficas de Indaiatuba (técnica time lapse), captadas pelos alunos. “Da aula 1 à 5, oferecemos a possibilidade de atuar na criação, planejamento e produção de um documentário observativo, incentivando a pesquisa, análise e entendimento dos espaços e sua ocupação pela sociedade”, destaca Ming. “Da aula 6 à 19, os alunos terão os fundamentos técnicos para aplicação prática de diferentes recursos de manipulação das imagens em pós-produção como recurso narrativo, em busca de uma linguagem experimental”, completa. No último encontro está prevista a exibição do filme realizado.
Serão 8 aulas presenciais de 3 horas e 2 saídas (diurnas e noturnas) para captação de imagens, em horário a combinar com os participantes. Haverá ainda uma aula de 7 horas (para montagem e finalização) e a exibição final do filme, totalizando 42 horas. A oficina acontece nos dias 2, 3, 4, 5, 7, 8, 9, 10, 12 e 14, das 19h às 22h (dias úteis) e das 10h às 17h (sábado).
Thiago Rinaldi Ming é formado em Comunicação Social pela PUC Campinas e especializando em artes visuais pela Unicamp. Teve passagem por agências de publicidade e produtoras trabalhando com roteiro, edição, fotografia, design, animação gráfica e elaboração de projetos. Idealizador e realizador do projeto Incurta (oficinas audiovisuais práticas no interior do Estado). Atualmente produz e dirige projetos para cinema, TV e internet pela produtora Nada Audiovisual.
A técnica time lapse consiste em tirar várias fotos do mesmo lugar, em determinados intervalos de tempo. As imagens, ordenadas e dispostas sucessivamente, formam uma sequência de vídeo em que a realidade se mostra acelerada. Este tipo de efeito alcançado neste procedimento é muito utilizado na ilustração de processos naturais como uma planta em crescimento e a formação de uma tempestade.

Nenhum comentário: