Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Concurso de Aquarelas Miguel Dutra

Termina no próximo dia 28 o prazo para inscrição no Concurso de Aquarelas Miguel Dutra, uma homenagem ao bicentenário de nascimento do artista ituano. O evento é uma promoção do curso de Educação Artística do Ceunsp e do Museu da Música de Itu, através da iniciativa da professora coordenadora Paula Giovana e do professor Luis Roberto de Francisco, com colaboração dos demais professores do curso e apoio do site itu.com.br, Instituto Cultural de Itu e Condor Pincéis.
O concurso tem por objetivo promover o desenvolvimento da criação artística, reconhecer, valorizar e divulgar os talentos e aptidões de artistas amadores, estudantes ou profissionais da região e ainda incentivar a valorização do patrimônio histórico da cidade de Itu e a divulgação da produção do aquarelista Miguelzinho Dutra. Por isso, as aquarelas produzidas para o concurso, inspiradas na produção do homenageado, deverão retratar cenas do cotidiano da cidade de Itu (igrejas, praças, etc.), buscando representar as paisagens ituanas e sua arquitetura.
Podem participar pessoas a partir dos 16 anos, residentes e domiciliadas no território brasileiro e que cumpram o disposto no Regulamento, disponível no site www.ceunsp.edu.br e na recepção do campus I do Ceunsp, em Itu (r. Madre Maria Basília 965, no Centro).
Será permitida a inscrição de apenas uma obra por candidato. Para se inscrever, o candidato deve entregar na recepção do campus I a ficha preenchida (também disponível no site) e a obra produzida em envelope lacrado e identificado, destinado “A/C da Coordenação do Curso de Educação Artística”.
Miguel Archanjo Benício D'Assumpção Dutra, mais conhecido como Miguelzinho Dutra, nasceu em Itu em 15 de agosto de 1812. Foi um artista de notável talento envolvido com pintura, escultura, arquitetura e música. Como aquarelista, se afirmou pelo estilo que conjuga um caráter naïf, de gosto popular, com um realismo espontâneo e original, entrelaçado com soluções formais tradicionalmente barrocas. Sua extensa obra retrata paisagens, cidades, igrejas, fazendas, tipos humanos de todas as classes sociais e cenas de rua comuns na vida rural brasileira da primeira metade do século XIX, hoje de grande importância iconográfica.

Nenhum comentário: