Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Cinemóvel na Conexão Cultural Tigre/ICRH

As secretarias municipais de Educação e Cultura trazem a partir de segunda-feira (dia 29) o projeto Conexão Cultural Tigre/ICRH – Cinemóvel, que exibe filmes gratuitamente a bordo de um caminhão. A iniciativa integra o projeto Gira Brasil 2012, que visitará 30 cidades de dez estados do Sul, Sudeste e Nordeste. Em Indaiatuba, o caminhão permanecerá quatro dias com sessões gratuitas para alunos na Emeb Prof. Antônio Luiz Balaminutti (29 e 30/10) e na Emeb Profª Francisca Lucinda Bueno (31/10 e 1º/11). As sessões noturnas nos dias 29 e 31 são abertas para a população gratuitamente.
No caminhão, equipado com telona de 120 polegadas, climatização e 30 poltronas, estarão em cartaz sete filmes: Eu e Meu Guarda Chuva; Rio, o Filme; Turma da Mônica – Cine Gibi 5: Luz, câmera, ação!; Uma Professora Muito Maluquinha; O Menino da Porteira; O Bem Amado e As Melhores Coisas do Mundo.
Os filmes fazem parte de uma geração de produções que está atraindo grandes públicos às salas do país nos últimos anos. Até 30 de novembro, o caminhão visitará Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Nas 330 sessões previstas são esperados 9.900 espectadores.
Segundo a Agência Nacional do Cinema, filmes brasileiros somaram no ano passado quase 18 milhões de ingressos e mais de R$ 163 milhões de renda bruta – um dos três melhores desempenhos dos últimos dez anos, em números absolutos. “Chegar à população excluída dessas estatísticas por fatores como o preço dos ingressos ou a ausência de salas de cinema nas cidades é o propósito do Conexão Cultural Tigre/ICRH. Trata-se de uma oportunidade para o público assistir confortavelmente a algumas dessas produções”, explica o coordenador do projeto, Armando Appel. Nos dois últimos anos, a iniciativa realizou 849 sessões, com público de 24.085 pessoas.
“Com investimentos consistentes em ações de educação, esporte, cultura e saúde, buscamos apoiar propostas que efetivamente tragam uma perspectiva melhor de futuro, aliadas a um conforto e segurança maior no presente. Em 2011, 563 projetos de 213 instituições receberam algum tipo de apoio do ICRH: recursos financeiros, materiais de construção, alimentos, materiais de limpeza, reformas, melhorias, ampliações e tantos outros. Por meio do projeto Conexão Cultural, premiado pela ADVB em 2010, levamos alegria, diversão e educação para as localidades mais distantes”, explica o presidente do Instituto Carlos Roberto Hansen, Felipe Hansen.
O Conexão Cultural Cinemóvel é patrocinado pela Tigre e pelo ICRH por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. A realização é do Ministério da Cultura e a produção, de Jefferson Bevilacqua. O cinemóvel é apoiado pelas prefeituras e fundações culturais dos municípios participantes. 

Nenhum comentário: