Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Mauricio Beltramelli lança primeiro livro autoral brasileiro sobre cervejas

Mauricio Beltramelli, um dos maiores especialistas em cervejas do Brasil, lança no próximo dia 8 de novembro pela editora LeYa o primeiro livro autoral produzido no país sobre o assunto. Intitulada Cervejas, Brejas & Birras - Um guia para desmistificar a bebida mais popular do mundo, a obra é ricamente ilustrada e aborda de forma igualmente pioneira a trajetória da bebida no Brasil, a partir do trabalho desenvolvido pelas cervejarias artesanais. Leitura obrigatória para os apreciadores de loiras, ruivas, negras e demais matizes, o volume ajudará tanto iniciados quanto leigos a descobrir tudo sobre os mais de 100 tipos de cerveja existentes no mundo, por meio de uma linguagem simples e divertida, como numa conversa de amigos entre um chope e outro (por falar em chope, você sabia que essa palavra só existe no Brasil?).
Dono do famoso Bar Brejas e um dos sommeliers de cervejas mais respeitados do país, Mauricio Beltramelli nasceu e mora até hoje em Campinas. Ele se apaixonou pela bebida em uma viagem que fez à Europa na companhia de amigos, no início dos anos 2000. Cansados das 11 horas de voo entre Brasil e Itália, os amigos pararam na primeira doçaria que encontraram. Lá, Mauricio abriu a geladeira e pegou uma cerveja. Ao dar o primeiro gole, um mundo de novos sabores e aromas se abriu para ele. Novidades que iam muito além do que as cervejas brasileiras da época estavam acostumadas a oferecer. Maurício havia escolhido uma Chimay Bleue, cerveja belga feita por monges católicos, considerada uma das melhores do mundo. E foi ali, bebendo em frente ao Panteão, que a vida do autor começou a mudar por causa do fermentado.
Depois disso, a viagem tomou outro rumo e os amigos brincaram de degustar diferentes cervejas. Para facilitar o registro das impressões, criaram uma planilha com anotações, que posteriormente deu origem ao site Brejas, atualmente o maior portal sobre o assunto no país. Em seguida, Mauricio abriu o Bar Brejas, o que lhe fez abandonar de vez a bem-sucedida carreira de advogado para se dedicar exclusivamente ao universo cervejeiro. Agora, depois de pouco mais de uma década de pesquisas e de vários cursos de especialização no Brasil e no exterior, o autor decidiu compartilhar conhecimentos e experiências em seu livro. As páginas estão recheadas de curiosidades, como o fato de que quem criou a cerveja, muito provavelmente, foram as mulheres – e por acidente. Ou que a melhor cerveja do mundo não tem rótulo. Ou, ainda, como a cerveja chegou ao Brasil, entre inúmeras outras histórias.
A noite de autógrafos de Cervejas, Brejas & Birras - Um guia para desmistificar a bebida mais popular do mundo será no dia 8 de novembro, a partir das 19h, no Bar Brejas (r. Conceição 860, no Cambuí), em Campinas. O evento é aberto ao público em geral. Depois de Campinas, haverá também um lançamento em Ribeirão Preto, no dia 13 de novembro, no bar Vila Dionísio.

Nenhum comentário: