Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Casa Cor Campinas anuncia os melhores projetos de 2012

A Casa Cor Campinas premiou na noite desta quinta-feira (dia 23) os melhores projetos das mostra neste ano. O grande destaque ficou por conta da Capela – projeto dos arquitetos Herbert Carvente Faustino e Maxwell Geraldi – que recebeu o prêmio de Melhor Projeto Casa Cor Campinas 2012A construção foi baseada em uma capela que existia no antigo endereço da Cúria Metropolitana de Campinas, onde se realiza o evento Casa Cor 2012. Elementos tradicionais compõem o espaço, como o painel bizantino pintado pelo artista plástico Fernando dos Anjos, bancos de madeira especialmente desenhados para o ambiente, lustre de cristal e cortinas de veludo.
Além da premiação para o melhor projeto da Casa Cor Campinas 2012, os profissionais também concorreram a outras oito categorias. Josimar Germano, diretor da Elettromec, patrocinadora da Casa Cor Campinas 2012; Pedro Ariel, diretor da revista Casa Claudia; Jorge Marcelo, jornalista e editor de moda do Mondo Moda e da revista Residenciais, Cristina Ferraz, diretora de Relacionamento da Casa Cor e Bobby Krell, diretor das revistas Decoração, Casa & Decoração e Estilo Casa foram os jurados da premiação.

Prêmio Profissional Nota 10Patrícia Madureira – Mundo Teens. Espaço para música, encontro de amigos e jogos de videogame. O local oferece um ambiente de expressão para os jovens, principalmente para os que apreciam o universo musical. Pinturas especiais, texturas em camurça, couro ecológico e tecidos estampados nas paredes garantem ao projeto um estilo descolado e perfeito para a convivência e as trilhas sonoras dos teens.

Projeto Mais Original: Fabiano Hayasaki e Tania Hayasaki Spa e FitnessInspirado no jogador de futebol Marcelo Bordon, o ambiente traz um design inovador, revestimento nas paredes em tela metálica dourada e móveis criados pelos profissionais em tela de aço dourado. Todo o design criado é inédito na forma, conceito e tecnologia. O ambiente terá um estilo próprio e único.


Projeto Mais Ousado: Otto Felix – Pavilhão Slow DesignO projeto propõe uma reflexão sobre o conceito slow-design e pretende despertar sensações e estabelecer uma relação íntima com os visitantes. Um cubo de vidro fica sobre um espelho d’água e gera uma atmosfera lúdica e muito iluminada, em 25 m². Ao fundo, o arquiteto apresenta um painel trançado com borracha que forma uma poltrona de balanço.


Melhor Office: Beto Tozi – Studio da Editora de Moda. Esse é mais um espaço inspirado no mundo fashion. Por meio do uso de diferentes materiais, o arquiteto traz ao espaço referências ao estilo e ao dia a dia de uma editora de moda. O ambiente é inspirador para quem trabalha com criação e revela as cores marcantes de 2012, como a combinação do branco, dourado e o azul.


Melhor Loft: Elaine CarvalhoLoft da Modelo. O loft de 61m² foi criado para uma supermodelo que quer um ambiente sofisticado, mas também aconchegante. Luz, som e imagem foram automatizados neste projeto. A TV, por exemplo, está escondida atrás de um móvel e aparece por controle remoto. A combinação de cores garante ainda mais modernidade ao espaço, mobiliado com peças contemporâneas, mas decorado com alguns objetos vintage.


Melhor Projeto Residencial: Carol Ludolf, Mário Scarabusci e Ney Laignier - Sala de TV. Essa grande Sala de TV é inspirada nos ambientes familiares, onde o aconchego e o charme dividem espaço com a tecnologia. O projeto se preocupa em oferecer conforto acústico e estético, por isso utiliza madeira, carpete e tecidos naturais, como o linho. Os materiais são de alta tecnologia e a TV oferece a interação necessária para a convivência familiar. O jardim da varanda tem cores fortes e leva mais energia ao cômodo interno.


Melhor Projeto de Paisagismo: Mauro Contesini – Praça Casa Cor. O espaço de 217,30 m², que servirá de apoio aos ambientes vizinhos, é inspirado pela temática árabe e pretende ser um oásis para os olhos dos visitantes. É um ambiente amplo que mistura características de um projeto comercial com as de projetos residenciais. A facilidade da circulação de pessoas e a sofisticação são grandes destaques do ambiente.


Melhor Projeto Comercial: Daniele Guardini e Adriano Stancati – Restaurante. Em um ambiente com 55 m², o restaurante foi inspirado na natureza, no outono e na serenidade. Operado pelo Giovannetti, o espaço é convidativo e aconchegante e reforça a identidade da marca. O piso de ladrilho hidráulico foi preservado e norteou a escolha dos tons usados no projeto. Uma parede e um pórtico de tela tensionada iluminada valorizam e preenchem o restaurante como um todo, de maneira que a luz se espalha pelo espaço de maneira inusitada e agradável. Paredes revestidas com plaquetas de tijolo, tela tencionada no forro, quartzo tecnológico no balcão e mobiliários feitos à base de materiais naturais, como madeira, tecidos de algodão, linho, couro e ferro fundido, completam o ambiente.


Melhor Projeto Casa Cor Campinas 2012: Herbert Carvente Faustino e Maxwell Geraldi – Capela. Essa construção de inspiração católica é baseada em uma capela que existia no antigo endereço da Cúria Metropolitana de Campinas, onde se realiza o evento Casa Cor 2012. O projeto ainda faz outros resgates: do altar destruído da capela do Hospital Casa de Saúde, os arquitetos tiraram o mármore para fazer o altar do novo ambiente. Outros elementos tradicionais também compõem o espaço, como o painel bizantino pintado pelo artista plástico Fernando dos Anjos, bancos de madeira especialmente desenhados para o ambiente, lustre de cristal e cortinas de veludo.
Fotos: Christian Meyn.

Nenhum comentário: