Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Horta Terapêutica do Caps AD ganha recursos do Ministério da Saúde

O projeto Horta Terapêutica, do Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas (Caps AD), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, será contemplado pelo Ministério da Saúde com recursos no valor de R$ 15 mil por meio da 3ª Chamada de Seleção de Projetos de Reabilitação Psicossocial: Trabalho, Cultura e Inclusão Social na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
A lista de projetos aprovados foi divulgada nesta semana. Do total de 392 trabalhos inscritos, 198 foram selecionados pela comissão de seleção, que considerou aspectos como atuação em consonância com as diretrizes das Leis 10.216 ou 9.867 (que dispõem sobre a proteção e direito das pessoas portadoras de transtornos mentais e sobre a criação de cooperativas sociais visando à integração dos cidadãos, respectivamente); contemplação como beneficiários do projeto pessoas com história de internação de longa permanência; Rede de Atenção Psicossocial com pontos diversificados de atenção em seu território e estratégias para sustentabilidade do projeto, entre outros.
Segundo a coordenadora do Caps AD, Eliana da Rocha Paliarin Quilici, o recurso proveniente do Ministério da Saúde será investido na construção de uma estufa para o cultivo das mudas, na implantação de sistema de irrigação e também no início do trabalho de jardinagem. “Os pacientes que atuam na horta terapêutica, são, em sua maioria, pessoas que recebiam atendimento no Caps, mas tinham recaídas frequentes. Com o início da atividade na horta, esses mesmos pacientes hoje estão abstinentes. É um projeto que está apresentando resultados muito positivos na recuperação dos dependentes químicos”, salientou. Na horta terapêutica são cultivados organicamente hortaliças como alface, couve, rúcula e temperos, todos comercializados ao custo de R$ 1,00.
O Caps AD funciona na Avenida Presidente Vargas, 890, Cidade Nova (antiga Casa do Caminho). Mais informações pelo telefone (19) 3816-7878.
Foto: Darlene Ribeiro - ACS/PMI.

Nenhum comentário: