Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Fundação Pró-Memória programa novas atividades culturais para 2013

A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba está programando novas atividades culturais envolvendo a Biblioteca Pública “Rui Barbosa”, o Museu do Casarão Cultural Pau Preto e o Arquivo Público Municipal. Além das ações já existentes, como o Prêmio Nabor Pires de Camargo, o Concurso Cultural da Turma do Gabi e o projeto Passeios da Memória, desenvolvido em parceira com a Secretaria Municipal de Educação, estão previstas diversas atividades de estímulo à leitura para crianças e jovens.
Em 2013 serão realizadas “tendas literárias” direcionadas para crianças a partir dos dois anos, “rodas de leituras” entre crianças entre 7 e 10 anos e “saraus literários”, que pretendem estimular este importante hábito entre os adolescentes. Nas ações serão trabalhados principalmente livros que abordam a história de Indaiatuba e região. Segundo o superintendente da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus, todas as ações terão como foco a divulgação da cultura e história regionais. “O resgate da cultura e memória de Indaiatuba e região são extremamente importantes para que possamos atuar no presente projetando o futuro. Esse conceito deve ser incutido em todos os públicos, principalmente o infantil”, destacou.
A Biblioteca Pública “Rui Barbosa” foi pré-selecionada em um edital de chamada pública disponibilizado pela Fundação Biblioteca Nacional, do Ministério da Cultura e deverá receber no próximo ano R$ 13 mil em livros. Em 2012, a biblioteca do município já havia sido beneficiada com 2.040 novos livros adquiridos por meio Cadastro Nacional de Bibliotecas do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e da Fundação Biblioteca Nacional. O Projeto Mais Leitura, que disponibiliza livros para empréstimos em espaços públicos, deverá ser ampliado com a inserção de novos estandes de livros em mais pontos da cidade.

Museu
Duas exposições, organizadas a partir de parcerias com outras instituições culturais, já estão confirmadas para ocorrer no Museu do Casarão Cultural Pau Preto em 2013. A primeira delas, intitulada Emigração ao Brasil pelo Sistema de Parceria, foi possibilitada através de uma parceria firmada entre a fundação e o Instituto Martius-Staden de Ciências, Letras e Intercâmbio Cultural Brasileiro-Alemão e deverá ser iniciada ainda em janeiro. A mostra resgata a experiência imigratória baseada no sistema de parceria realizado pelo Senador Vergueiro, no século XIX, que consistia no chamamento de imigrantes europeus para substituir, em parte, o uso da mão de obra escrava. A produção resultante do trabalho dos colonos era dividida entre proprietários e parceiros (imigrantes).
Outra exposição do Museu do Casarão Cultural Pau Preto já confirmada pela Fundação Pró-Memória para ocorrer no segundo semestre do ano é intitulada Drummond, Testemunho da Experiência Humana. A mostra, pertencente ao Projeto Memória do Banco do Brasil, visa difundir a obra de personalidades que contribuíram para a transformação social e a formação da identidade cultural brasileira.

Arquivo Público
No âmbito do Arquivo Público Municipal, a Fundação Pró-Memória pretende elaborar e disponibilizar em sua página eletrônica na Internet um guia contendo uma relação de todos os documentos e coleções pertencentes ao acervo, facilitando o acesso. O projeto História Oral e Biografia deverá ser retomado e disponibilizado na Internet, facilitando a pesquisa e o acesso aos consulentes. Outro projeto a ser iniciado em 2013 é a digitalização dos livros de registro e protocolo do Cemitério Candelária - Taipas e Pedras (os mais requisitados pela população), pois muitos são bastante antigos, o que dificulta o manuseio e o acesso às informações.
Estão previstas ainda outras atividades educativas no Museu e no Arquivo com o intuito de aproximar estudantes e educadores dos documentos e objetos históricos pertencentes aos acervos locais.

Nenhum comentário: