Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Lançamento de livro: "Criminário", de Cláudio Feldman

Em 1980, o escritor Cláudio Feldman publicou Caim & Cia. Ilimitada pela editora Taturana com ilustrações de Moacir Torres e prefácio de Moacyr Scliar. O livro, de minicontos criminais, foi autografado na Bienal do Livro do mesmo ano, obtendo sucesso de venda e crítica. A segunda edição só saiu em 2008, desta vez com ilustrações de Perkins Teodoro Moreira, também se esgotando em pouco tempo.
Uma das resenhas, de Paulo Medeiros e Albuquerque, estudioso do gênero policial, terminava com as seguintes palavras: “... é um bom começo que poderá levar o autor a estórias maiores, mais completas, mais densas.”
Só agora, trinta e três anos depois, o autor pôde cumprir o que Paulo aconselhava, publicando Criminário, pela mesma editora e ilustrações de Perkins.
Os contos não são mais sintéticos, mas analíticos; os crimes são expostos de maneira minuciosa, como se os personagens fossem insetos examinados pela lente de um entomologista. Mas há algo em comum entre os dois livros: o humor negro. E nunca falta em ambas as obras o modo de ser brasileiro, inclusive na crítica social. Contatos com o autor: claudiofeldman@uol.com.br. Editora Taturana: Rua Santo André 700, Santo André, SP, CEP 09020-230, Telefone (11) 4437-1585. 

Nenhum comentário: