Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Hemocentro realiza treinamento na FIEC e busca cadastrar 200 doadores de medula

A Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp (Hemocentro), realizou na terça-feira (dia 19) um treinamento com a equipe de voluntários para o cadastramento de doadores de medula óssea. Há anos a FIEC realiza a campanha de doação de sangue e desde 2012 o hemocentro cadastra doadores de medula óssea. Porém, excepcionalmente neste sábado (dia 23), no dia da doação de sangue, o hemocentro cadastrará 200 pessoas para serem inclusas no Redome - Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea.
Participaram do treinamento a secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, a coordenadora do curso de Enfermagem da FIEC, Thelma Gil, além do representante da ONG Gabriel Valdir Carvalho e profissionais da Secretaria da Saúde de Indaiatuba.
Para se cadastrar e ser um doador de medula óssea, é necessário ter entre 18 e 55 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde e não possuir nenhuma doença infecciosa ou incapacitante (Aids, câncer e hepatite C são as doenças proibitivas para a inscrição como doador). Portanto, hepatites A e B, pressão alta e diabetes, entre outras, não inibem a inscrição. No momento em que for convocado como doador, será feita uma bateria de exames.
A medula óssea é um tecido gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecido popularmente por “tutano”. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. O transplante de medula óssea é recomendado a pacientes com doenças que afetam as células do sangue, como leucemias, anemia a plástica e linfomas (o transplante é a substituição da medula óssea doente por uma saudável; com isso, o organismo do paciente transplantado passa a produzir novas células da medula óssea e do sangue).
O cadastramento ocorrerá sempre no último sábado de cada mês, na ocasião da campanha mensal de Doação de Sangue realizada na FIEC I (Av. Engº Fábio Roberto Barnabé 3405, no Jardim Regina). Confira as datas: 23/02 - 30/03 - 27/04 - 25/05 - 29/06 - 27/07 - 31/08 - 28/09 - 26/10 - 30/11 - 21/12.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social-PMI.

Nenhum comentário: