Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Representantes da John Deere visitam projetos sociais da Prefeitura

O secretário municipal da Família e do Bem Estar Social Luiz Henrique Furlan e equipe receberam no dia 25 de fevereiro, na sede do Naseja (Núcleo de Assistência Social e Educação de Jovens e Adultos), no Bairro Santa Cruz, a visita de representantes da empresa norte americana John Deere. A equipe da empresa conheceu o funcionamento do projeto Gente Eficiente, desenvolvido pela Coordenadoria Municipal das Ações de Assistência de Promoção e Inclusão da Pessoa com Deficiência da Prefeitura.
O projeto é um espaço de convivência que, por meio de atividades de oficinas de capacitação e terapêuticas, visa à capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho, valorização e estímulo da autoestima da pessoa com deficiência e idade acima de 15 anos; também objetiva orientar, aconselhar e capacitar as empresas instaladas no município em relação às deficiências, visando facilitar o acesso da pessoa com deficiência ao mercado de trabalho.
Furlan agradeceu a visita e explicou o funcionamento do centro e o trabalho desenvolvido com os jovens visando a inclusão no mercado formal. “Sabemos que esta reunião servirá para união de forças entre o poder público e a John Deere, que também tem uma legislação trabalhista a cumprir na questão de cotas para pessoas com deficiência. Esperamos que os nossos jovens sejam inseridos no mercado formal”. O secretário explicou que são 93 jovens atendidos no centro com todos os tipos de deficiência e, de acordo com os seus perfis, participam de oficinas pedagógicas e a equipe trabalha as suas habilidades para encaminhá-los ao mercado de trabalho. “Além dos nossos jovens também atendemos a comunidade e temos um cadastro de 144 pessoas com deficiência interessadas em trabalhar no mercado formal”.
A gerente de Recursos Humanos da John Deere de Indaiatuba, Carmem Frank, agradeceu o convite e explicou que já contratou, em setembro de 2012, duas jovens encaminhadas pelo centro e que permanecem na equipe. “A nossa empresa, em todas as unidades, trabalha com pessoas com deficiência e podemos citar a unidade de Montenegro (RS), onde temos 10 aprendizes com deficiência”.
As propostas da equipe da Secretaria Municipal da Família é inserir o jovem no mercado de trabalho e também fazer todo o acompanhamento do processo tanto da pessoa quanto de sua família. “É sempre bom ressaltar que o BPC (Benefício de Prestação Continuada) é suspenso e pela nova legislação se a pessoa perde o emprego o BPC volta a ser pago”.
Após a reunião as representantes da empresa conheceram as dependências do centro e também uma oficina que atende aos alunos com maior comprometimento intelectual.
Após a visita no Centro de Referência, os representantes da John Deere foram conhecer o Educandário Deus e a Natureza, no Jardim Adriana, que é a entidade de Indaiatuba responsável por desenvolver e encaminhar os jovens para empresas seguindo todas as diretrizes da Lei do Aprendiz Nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal Nº 5.598/2005. A Lei do Aprendiz determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções demandem formação profissional. Conforme a Lei da Aprendizagem, aprendiz é o jovem que estuda e trabalha, recebendo, ao mesmo tempo, formação na profissão para a qual está se capacitando. Deve cursar a escola regular (se ainda não concluiu o Ensino Médio) e estar matriculado e frequentando instituição de ensino técnico profissional conveniada com a empresa. Podem ser aprendizes jovens de 14 a 24 anos incompletos que estejam cursando o ensino fundamental ou o ensino médio. A idade máxima prevista não se aplica a aprendizes com deficiência. A comprovação da escolaridade de aprendiz com deficiência mental deve considerar, sobretudo, as habilidades e competências relacionadas com a profissionalização.
Foto: Deuzeni Ceppolini - ACS/PMI.

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