Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 28 de maio de 2013

Exposição "Eterna Estação" no Shopping Jaraguá

No início do mês, uma movimentação na antiga estação de trem de Indaiatuba chamou a atenção das pessoas que passavam pelo local. Uma equipe com mais de 30 figurantes caracterizados recriavam cenas típicas da década de 30, em uma produção exclusiva para a geração de material fotográfico e vídeos retratando os costumes da época.
A captação de imagens foi realizada em dois dias, após intensa pesquisa sobre costumes e comportamentos e uma história fictícia foi criada para representar os padrões das pessoas na época, onde cada personagem transmite a visão da população de Indaiatuba no ano de 32. Cada um deles representa um pouco da cultura e costumes dos cidadãos Indaiatubanos da época. Veja o perfil de cada um:
Gertrudes – rica mulher de fazendeiro, que tem como hobby realizar passeios de trem pelas fazendas vizinhas
Piedade – viúva e pregadora dos bons costumes; sempre ao lado de sua filha, se vestem em luto e repreendem qualquer atitude que não seja politicamente correta
Dolores – uma pintora espanhola que se instalou na cidade e vive das obras que vende na estação, onde observa as pessoas e retrata cenas do cotidiano
Josefina (Damaris) – chega da cidade grande rumo ao interior. Dançarina e provocante, gosta de ser chamada de Damaris quando está no palco. Chama atenção de toda a cidade ao desembarcar do trem, atraindo atenção dos homens e despertando ciúmes nas mulheres
Anastácia e Vicente – nobres da cidade e recém-casados, decidem partir para lua de mel ainda em trajes de casamento, causando enorme sensação entre os populares da estação e ficando na história como um acontecimento único.
A exposição contará com cerca de 80 imagens e cenas que irão do romântico, nostálgico até o cômico com a representação dos personagens e figurantes que fizeram parte do trabalho. A exposição também contará com objetos de época e trajes utilizados na produção.

Fotografias
O autor das imagens foi o fotógrafo Reginaldo Delfi. Ele buscou em pesquisas exatamente o formato de fotografias utilizados na época. Ângulos, profundidade, iluminação e posicionamentos de época foram utilizados no registro das imagens, tornando o trabalho mais realístico.

Filmagens
O vídeo registrado pelo cinegrafista Diego Stein e será possível assistir no site da exposição.
A produção foi realizada com o apoio da FIEC (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura), Museu Ferroviário de Indaiatuba e Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.

Serviço:
Exposição Eterna Estação
Local: Shopping Jaraguá Indaiatuba
Período: 6 a 26 de junho (ao lado das lojas Americanas)
Entrada FrancaSite: www.eternaestacao.com.br.
Fonte: Mais Indaiá.

Nenhum comentário: