Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Indaiatuba Sustentável terá exposição de Araquém Alcântara

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, contará com o lançamento oficial do projeto Indaiatuba Sustentável. A partir das 19h30, com entrada gratuita, no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação), Indaiatuba receberá a apresentação da Orquestra Filarmônica de Violas de Campinas e a exposição Amazônia, Cidades e Meio Ambiente, do premiado fotógrafo Araquém Alcântara, considerado um dos maiores expoentes da fotografia ecológica no país e no mundo.
O projeto Indaiatuba Sustentável contempla em sua programação diversas atividades que fortalecem o engajamento socioambiental e cultural para a construção de uma cidade mais humana e com qualidade de vida para todos. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Indaiatuba, Conexão Social Sindivarejista e Sýn Criativa, com patrocínio da Mann+Hummel Brasil e aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
A apresentação da Orquestra Filarmônica de Violas traz releituras de clássicos da autêntica música caipira como Chico Mineiro, Você Vai Gostar (Casinha Branca), Cana Verde e A Coisa Tá Feia, entre outros. Ao mesmo tempo, o grupo inova ao passear por outras vertentes da música brasileira com obras de Tom Jobim, Hermeto Paschoal e Elomar, além de composições inéditas de integrantes do grupo.
A exposição de Araquém Alcântara é uma seleção das principais obras do autor e traz um registro de uma memória visual do país, transportando-nos para espaços desconhecidos e de raríssima beleza. Com um olhar politizado e esclarecedor, o fotógrafo consegue revelar a dignidade do povo brasileiro e a exuberância de nossa natureza. Autor de mais de 40 livros, a publicação Terra Brasil (Editora Melhoramentos-1997), tornou-se o livro de fotografia mais vendido no Brasil nos últimos tempos, com mais de cem mil exemplares comercializados.
A programação do Indaiatuba Sustentável, iniciada em maio com oficinas de fotografia pautadas em diálogos sobre orçamento familiar e consumo consciente, segue até 28 de junho no próprio Ciaei. No dia 13 de junho, às 19h30, na sala Acrísio de Camargo, será realizado o fórum de debates Diálogos com a Sustentabilidade. O evento contará com a presença dos principais especialistas do país sobre os temas cidades criativas, educadoras e sustentáveis. Entre eles, Ana Carla Fonseca, Carlos Rodrigues Brandão e Maurício Broinizi Pereira. Com inscrições gratuitas e limitadas pelo site www.indaiatubasustentavel.com.br, o fórum pretende dialogar sobre a qualidade de vida, ações e soluções para o desenvolvimento de cidades sustentáveis.
No dia 28 de junho, às 19h30, também na Sala Acrísio de Camargo, o Indaiatuba Sustentável encerra sua programação com a apresentação do grupo Barbatuques. Reconhecido internacionalmente, o espetáculo Tum Pá traz canções inéditas produzidas pelo grupo e outras que fazem parte da cultura popular em versões originais e inusitadas, valorizando a música brasileira. Oito músicos em cena transformam efeitos vocais e sons corporais em ritmos e melodias.

PROGRAMAÇÃO:

Lançamento oficial do Indaiatuba Sustentável (Dia Mundial do Meio Ambiente)
Dia 5 de junho, às 19h30, na Sala Acrísio de Camargo – Ciaei

Exposição fotográfica: Amazônia, Cidades e Meio Ambiente
De 5 a 28 junho | Foyer da Sala Acrísio de Camargo – Ciaei

Show musical: Orquestra Filarmônica de Viola Caipira de Campinas
Dia 5 de junho, quarta-feira, às 19h30, na Sala Acrísio de Camargo - Ciaei

Fórum de debates: Diálogos com a Sustentabilidade
Dia 13 de junho, quinta-feira, às 19h30, na Sala Acrísio Camargo - Ciaei

Show musical - Barbatuques
Dia 28 de junho, sexta-feira, às 19h30, na Sala Acrísio de Camargo – Ciaei.

Para mais informações: www.indaiatubasustentavel.com.br.

Nenhum comentário: