Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Trânsito Consciente

O prefeito Reinaldo Nogueira anunciou na tarde de quarta-feira (dia 29) as primeiras ações do projeto Trânsito Consciente, que será desenvolvido pelo Departamento de Trânsito da Secretaria de Obras e Vias Públicas em parceria com a Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), CFCs (Centros de Formação de Condutores) e CETH - Centro Educacional de Trânsito da Honda. O projeto visa melhorar a formação dos condutores de motocicletas do município para garantir mais segurança e reduzir os riscos de acidentes de trânsito.
Durante o anúncio, o prefeito apresentou a nova pista para as aulas de treinamento dos candidatos à habilitação na categoria A, que são os motociclistas, localizada no CETH da Honda de Indaiatuba. A pista é disponibilizada pela empresa para as aulas ministradas pelos CFCs do município e foi toda reformulada pela Secretaria de Obras para representar situações reais como semáforos, cruzamentos, sinalização de solo e outras intervenções de trânsito. O percurso era de 380 metros e, com as alterações, ficou com 850 metros lineares.
Conforme explicou Reinaldo Nogueira, essa primeira etapa do projeto inclui ainda uma reformulação do curso teórico, que continua com as 45 horas exigidas pelo Detran, mas ganhou uma palestra e um vídeo sobre pilotagem de motos.
A diretora da Ciretran de Indaiatuba, Varelice Chagas, ressalta que esta é só a primeira etapa de uma série de ações que o município pretende desenvolver para melhorar a formação dos condutores. “Com esta nova pista será possível treinar melhor os alunos dos CFCs para que saiam da autoescola com uma melhor noção do que vão enfrentar nas ruas. Sobre o curso teórico, percebemos que ele estava mais voltado ao condutor de carros, por isso fizemos algumas interferências voltadas aos condutores de motos”, explica. Varelice avisa que as mudanças ainda estão em fase de teste e que no dia 6 de junho o diretor de Habilitação do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito) virá à Indaiatuba acompanhado por representantes do Sindicato das Autoescolas do Estado de São Paulo para conhecer a nova pista e avaliar o projeto desenvolvido pelo município.
O projeto Trânsito Consciente ainda abrangerá formação para quem já é habilitado, prevê blitze educativas para motociclistas e também um trabalho de educação de trânsito voltado às crianças, que serão os condutores do futuro, utilizando também as instalações do CETH da Honda, que conta com o espaço Cidade Mirim, do Clubinho Honda. Inaugurado no ano passado, o espaço reproduz uma cidade com a intenção de transmitir conceitos de educação no trânsito para crianças de escolas públicas e privadas do município com idade até 7 anos.
O Centro Educacional de Trânsito da Honda está localizado na Avenida Comendador Santoro Mironi 1460, no Distrito Industrial. 

Nenhum comentário: