Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Prefeitura e SAAE lançam pedra fundamental da barragem do Capivari-Mirim

Simulação
No próximo dia 3 julho, o prefeito Reinaldo Nogueira e o superintendente do SAAE (Serviço Autônomo de água e Esgotos), engenheiro agrônomo Nilson Alcides Gaspar, lançam oficialmente a pedra fundamental da Barragem do Rio Capivari-Mirim.
A barragem, orçada em R$24,5 milhões, com prazo de execução de dois anos, será construída no Bairro Mirim, 300 metros acima da atual captação do SAAE, dando origem a um lago com capacidade para armazenar 880 milhões de litros.
O Rio Capivari-Mirim responde por 38,8% da produção de água de Indaiatuba.  Durante os períodos de seca seu volume é bem menor, dificultando ou até mesmo impedindo a captação – problema que será resolvido com a construção da barragem, que irá regularizar a vazão do manancial em 316 litros por segundo, permitindo a captação durante o ano inteiro.
A área total do empreendimento, considerando as Áreas de Proteção Permanente (APPs) e a área do espelho d’água, é de 1,2 milhão de metros quadrados (equivalente a 70% do Parque Ecológico). No local serão plantadas mais de 100 mil árvores.
A barragem terá 245 metros de comprimento, 6 metros de largura, 23 metros  de altura máxima sobre a fundação e espelho d’água de 41,1 hectares (411 mil m²). A extensão de espelho d’água é de 2,5 km.

Rio Capivari-Mirim
O Rio Capivari-Mirim é formado pela confluência do córrego da Fazenda Quilombo (ou do Monte Serrat) com o córrego do Bonfim, cujas nascentes se localizam respectivamente nos municípios de Itupeva e Campinas. Em boa parte de sua extensão, de aproximadamente 25 km, ele faz a divisa entre Indaiatuba e Campinas, desaguando no rio Capivari, no município de Monte Mor.

Nenhum comentário: