Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 30 de julho de 2013

Centro de Reabilitação faz 1179 castrações de cães e gatos no semestre

Arquivo Eliandro Figueira – SCS/PMI
O Centro de Reabilitação Animal e Zoonoses divulgou na última semana um balanço de suas atividades no primeiro semestre deste ano: o órgão recolheu 281 animais, entre cães e gatos, doou outros 249 e realizou 1179 cirurgias de castração. O serviço completou quatro anos de funcionamento este ano.
Nos três primeiros meses do ano, foram feitas 165 adoções de cães e gatos adultos e filhotes, recolhidos 51 animais e castrados 476. O volume de castrações foi bem maior no segundo semestre, com 703 cirurgias, sendo a maioria cadelas e gatas. No total de castrações do semestre, o centro atendeu 544 gatas, 218 gatos, 243 cadelas e 174 cães.
No período de 15 de abril a 10 de maio, o Centro de Reabilitação realizou castrações apenas de fêmea, para atender à solicitação dos protetores de animais, que justificaram que a demanda era maior que a de machos.
O Centro foi inaugurado em abril de 2009, com o objetivo de recolher animais machucados que apresentam risco à população, filhotes abandonados e cadelas que estejam esperando filhotes, cuidar desses animais e encaminhá-los para novos lares.
O programa de castrações gratuitas de cães e gatos, em parceria com as associações de proteção a animais, foi implantado em agosto do mesmo ano. As entidades parceiras neste trabalho são a Associação Protetora dos Animais de Indaiatuba (Aprai), União Protetora dos Animais de Rua de Indaiatuba (UPAR) e Grupo de Amigos em Prol dos Animais (GAPA). Os procedimentos são realizados por uma médica veterinária e, para ter acesso ao serviço, as famílias passam por uma triagem e não podem ter renda superior a dois salários mínimos. A entidade faz o cadastro e encaminha à Secretaria de Urbanismo para o agendamento das castrações. Cada semana uma entidade é responsável por selecionar os animais que são encaminhados para a cirurgia.
No ano passado o Centro passou por reformas e foi ampliado. O prédio ganhou baias para animais em quarentena, novas baias para recreação e antiestresse e construção de um espaço para recreação e banho de sol (voltado aos filhotes). Novas reformas também estão previstas para este ano. Para mais informações, o telefone é (19) 3936-2782.

Nenhum comentário: