Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Indaiatuba no ‘The bike sharing world map’ com projeto Ecobike

A bicicleta como meio de transporte é uma tendência urbana mundial que, além de facilitar a locomoção nas cidades, promove o bem-estar físico e social e incentiva o transporte sustentável. O Projeto Ecobike de Indaiatuba foi incluído no The Bike Sharing World Map (Mapa do Mundo de Compartilhamento de Bicicletas). O mapa, desenvolvido pela MetroBike, está disponível no Google Maps e é referência de sistemas de bicicletas compartilhadas no mundo. O mapa global mostra as cidades que possuem serviço de aluguel ou empréstimo de bicicletas públicas em operação, aquelas que possuem projeto de implementação e, ainda, as cidades que já tiveram o serviço por algum período e que atualmente estão fora de operação. A atualização do serviço é feita pela MetroBike, com sugestões dos ciclistas.
A Prefeitura de Indaiatuba comemorou um ano de funcionamento do Projeto Ecobike dia 17 de julho, com o registro de 25527 empréstimos de bicicletas e 10299 cadastros de usuários. Os números se referem às três estações instaladas na cidade – duas no Parque Ecológico, uma em frente à Prefeitura, outra em frente à sede da Guarda Municipal e a terceira na praça D. Pedro II. Deve ser inaugurada em agosto a quarta estação, na Praça Renato Villanova, popularmente conhecida como Praça do Cato.
Como diferencial, o projeto indaiatubano disponibiliza gratuitamente 200 bicicletas ecológicas que utilizam quadro fabricado com garrafas PET. A novidade é que já está em fase de testes uma bicicleta com cadeirinha acoplada para o transporte de crianças e está em estudo a aquisição de algumas bicicletas duplas para disponibilizar para a população cadastrada.
Os usuários do Projeto Ecobike devem ser pessoas maiores de 18 anos ou menores acompanhados por um responsável maior de idade. Para utilizar as bicicletas, os interessados podem fazer o cadastro pelo link disponível no site da Prefeitura – www.indaiatuba.sp.gov.br – ou diretamente nas estações, onde também deve ser validado o cadastro mediante apresentação de CPF, comprovante de endereço atualizado e um documento com foto. Cada CPF dá direito a retirada de outras duas bicicletas extras para menores. O tempo permitido para uso é de quatro horas contínuas, que pode ser renovado e as bicicletas podem ser devolvidas em qualquer estação. O horário de funcionamento é das 8h às 17h de segunda à sexta-feira, e das 8h às 12h e das 14h às 18h aos sábados, domingos e feriados.

Nenhum comentário: