Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Campanha recolhe mais de 8 mil embalagens de agrotóxicos de propriedades rurais

Divulgação
A Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente, o Sindicato Rural de Indaiatuba e a Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo realizaram quarta-feira (dia 28) uma campanha de coleta de embalagens vazias de agrotóxicos em propriedades rurais do município. Foram recolhidas mais de 8 mil embalagens.
A campanha, que faz parte das atividades relacionadas ao Dia Nacional do Campo Limpo, comemorado no dia 18 de agosto, será realizada anualmente, com o objetivo de eliminar vetores de contaminação e eliminar produtos obsoletos na área rural. As embalagens, que são um vetor de contaminação na área rural, são encaminhadas a um Centro de Recolhimento localizado no município de Valinhos, de onde terão a destinação correta.
Conforme informou a Secretaria de Urbanismo, os produtores rurais de Indaiatuba foram informados com antecedência sobre a campanha e também sobre o local escolhido para a coleta – um sítio localizado no bairro Videiras. Os técnicos da Adiesp fizeram a documentação de recolhimento e ficou responsável pelo transporte das embalagens até o Centro de Recolhimento.
A quantidade de embalagens arrecadadas mostra que houve grande adesão dos produtores rurais, que entenderam a importância ambiental e encontraram na campanha uma forma de fazer a destinação correta das embalagens. O produtor ainda encontra dificuldade em devolver as embalagens vazias nas revendas mesmo com a Lei da Logística Reversa.
A campanha teve ainda o apoio da Defesa Agropecuária, da CATI (Coordenaria de Assistência Técnica Rural) e do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente).

Nenhum comentário: