Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Inmetro recomenda manutenção do ISO 17025 do Laboratório de Águas do SAAE

Renata Coutinho  DCS-SAAE
Após quatro dias de rigorosa avaliação (16 a 19 de setembro), os auditores designados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), recomendaram a manutenção da acreditação ABNT/ISO/IEC 17025 do Controle de Qualidade do Laboratório de Águas do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos).
Os auditores elogiaram a capacitação técnica dos funcionários, a qualidade das instalações, equipamentos, reagentes e, principalmente, o sistema informatizado my LIMS que, segundo eles, é excelente para rastreabilidade e confiabilidade dos dados.
Outro aspecto enfatizado pelos auditores é que o laboratório está preparado para aumentar seu escopo de acreditação com a mesma qualidade que apresenta hoje.
A avaliação foi realizada pelos auditores Luiz Carlos Luchini e Rosemeire Alves Laganaro. Participaram da reunião de abertura e de encerramento da auditoria o superintendente do SAAE, engenheiro agrônomo Nilson Alcides Gaspar, o diretor do Departamento de Tratamento e Manutenção, João Binelli, o gerente da qualidade do Laboratório de Águas, engenheiro químico Alex C. Guimarães e toda a equipe de trabalho do Laboratório.
A manutenção da acreditação é de grande relevância como garantia da qualidade da água tratada e distribuída pelo SAAE, uma vez que as análises são realizadas com total confiabilidade dos resultados, dentro de um padrão de qualidade universal.
Além desse monitoramento, o Laboratório de Águas desenvolve outros projetos importantes, como os estudos para reenquadramento do Rio Jundiaí para classe 3, cuja qualidade das análises realizadas das amostras de água do rio são de extrema importância para a tomada de decisões pelos órgãos competentes, responsáveis pelo reenquadramento, garantindo total segurança em saúde pública e meio ambiente.
O Laboratório de Águas é também o responsável pelas campanhas de monitoramento limnológico e de qualidade da água do Rio Capivari-Mirim, antes e depois da construção da barragem junto ao manancial que está sendo executada pelo SAAE.
Auditoria
O objetivo da auditoria foi avaliar o Controle de Qualidade do Laboratório de Águas do SAAE de acordo com os requisitos da norma ABNT ISO IEC 17025 a fim de manter sua acreditação junto ao CGCRE Inmetro, obtida desde setembro de 2010.
Ela é realizada a cada dois anos e integra a programação de implementação e manutenção da acreditação de um laboratório. Sua função é avaliar a sistemática dos programas, projetos, atividades e sistemas de gestão implantados, identificando suas conformidades e não conformidades com a norma ABNT ISO/IEC 17025.
Foram constatadas apenas 13 não conformidades, consideradas naturais e simples pelos auditores, uma vez que o sistema de gestão da qualidade é muito dinâmico.
O prazo para o laboratório apresentar as correções para as não conformidades é de 45 dias.

Um comentário:

Anônimo disse...

Infelizmente, a avaliação do Inmetro não é tão rigorosa assim. É só deixar a papelada em dia... mais nada.