Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sábado, 30 de novembro de 2013

Brasileira cria marca de camisetas artesanais na Europa

Livia Figueiredo
A Magic Tale, uma marca de camisetas artesanais lançada este ano na Irlanda, em novembro chega ao Brasil para contemplar as raízes da designer, a jornalista e stylist de moda Ana Carolina Lahr
Evidenciando o lado artístico e a mentalidade pró-sustentabilidade, a Magic Tale foca pessoas de mente aberta às novas possibilidades, relacionadas com a natureza e todo tipo de arte. O conceito das roupas é resumido nos dois slogans que acompanham o marketing da marca. O primeiro, Transforme o seu mundo, leva 'ao pé da letra' a constatação física de que “nada se perde, tudo se transforma” e propõe uma mudança criativa que dá novas funções e soluções ao que já existe. “É um conceito amplo, que pode ser levado a sua tradução literal quando pensamos que trata-se de transformar camisetas tradicionais em peças estilizadas, ou subjetivo, quando propõe ao usuário que saia da inércia, inove e seja criativo”, explica Ana Carolina. 
A segunda bandeira levantada pela Magic Tale defende a busca pelo próprio estilo. Acreditando que cada cor, amarração ou composição é capaz de revelar uma identidade, ela incentiva seus usuários a buscarem sua essência em peças igualmente exclusivas e versáteis. “A ideia é que se vestir se torne um exercício de descoberta. A maioria das peças permite que você a use pelo menos de duas maneiras diferentes: com o desenho na frente ou nas costas. Outras, como é o caso do vestido Phoenix 3in1, tem pelo menos seis modos de uso”.

Coleção 2013/2014
A Magic Tale começou com uma brincadeira de fazer tye die, mas as ideias foram surgindo e assim foram adicionados todos os outros detalhes.
A coleção é composta por peças de vestuários masculino e feminino criados a partir de camisetas básicas. Nesse processo de transformação, o trançado é utilizado como solução criativa para substituir a máquina de costura, evitando-se o gasto de energia e estimulando-se o trabalho manual. As tranças possibilitam inúmeros acabamentos e são feitas a partir das sobras da própria camiseta cortada. Em alguns modelos, a finalização é feita com costura a mão, reaproveitando o acabamento da camiseta original.   
Na Coleção 2013/2014 as peças são submetidas ao falso tie-dye – ou seja, ao invés de pintadas, elas são descoloridas. As cores finais dependem da coloração original de cada peça e do tempo de exposição ao agente químico, o que significa que cada uma, ainda que da mesma cor de fábrica, apresenta diferentes nuances e desenhos.
As estampas foram criadas pela própria designer e ganham forma com um molde e uma diluição de tinta de tecido em água, o que provoca um efeito semelhante à aquarela, num processo de absorção e secagem natural que também finaliza em formas únicas.  Elementos da natureza como folhas de árvores também dão origem às estampas, que ganham vida com a adição de outras cores, também pintadas a mão. Esses e outros detalhes, como os pingos de tinta aleatórios e assinatura da artista em cada unidade, são pensados para transformar a peça de roupa em uma obra de arte.
Ainda trabalhando com a ideia de se transformar e jogar menos coisas possíveis no lixo, algumas peças recebem botões 'exóticos', nesse caso, feitos de arruelas de vedação de torneira de borracha. Todas elas passam oficialmente a ser personagens desse conto mágico quando recebem as etiquetas, também feitas a mão.
A coleção completa já pode ser visualizada na página da marca no Facebook (www.facebook.com/magictale) ou no site oficial: www.magictalecollection.com.
Nascida em Indaiatuba, Ana Carolina Lahr é formada em jornalismo pela Unesp e pós graduada em Criação de Imagem e Styling de Moda pelo Senac Lapa.
A ideia de criar sua própria marca é recente, mas os sinais de que deveria investir no aspecto criativo são antigos. Desde a infância, desenhos, pinturas e colagens fizeram parte do seu cotidiano, assim como reciclar aquilo que muitos chamariam de lixo.
A Magic Tale nasceu depois que Ana Carolina deixou o Brasil e a função de editora de um jornal na sua cidade natal para viver uma experiência na Irlanda. “Tudo começou quando eu decidi fazer umas camisetas em tie-dye para a equipe de luta do meu namorado e ele gostou tanto do resultado que sugeriu que eu fizesse camisetas sem o seu logo para vender. Eu estava de férias no Brasil, prestes a iniciar meu segundo ano de moradia na Irlanda, quando as ideias começaram a saltar na minha mente. E pela primeira vez, eu pensei: 'por que não?’. Embora eu tenha pedido uma máquina de costura de aniversário aos 16 anos, nunca tive muita habilidade para costura, mas sempre amei customizar. Foi quando comecei a pensar em maneiras de fazer o meu trabalho único”, explica a designer.
Bastou um mês para que a coleção estivesse criada e em três meses o primeiro estoque estava pronto para ser mostrado ao mundo. “Posso dizer que foi de um processo de descoberta interior que nasceu a Magic Tale. Primeiro vieram as cores, depois as formas e, quase que simultaneamente, os desenhos. Eu quase não conseguia dormir. Depois de um ano morando na Irlanda e um mês visitando o Brasil, eu finalmente consegui pintar os quadros da minha mente... em uma camiseta. Foi meio por um acaso que escolhi a Irlanda para viver meu tardio intercâmbio cultural, mas a arquitetura medieval e os contos mágicos dessa cultura céltica me causaram uma empatia momentânea e eu logo me apaixonei”, finaliza.

Nenhum comentário: