Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sábado, 30 de novembro de 2013

Maestro João Carlos Martins se apresenta em Americana dia 19

Fundação Bachiana
João Carlos Martins se apresenta em Americana com o projeto Na Roda com o Maestro no dia 19 de dezembro. O concerto, uma homenagem a Johann Sebastian Bach, será no Espaço Americana e tem entrada gratuita. O evento é um oferecimento da KSPG Automotive, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Cidadania e Prefeitura Municipal de Americana.
Um dos nomes mais respeitados no cenário musical, o maestro João Carlos Martins é exemplo raro de superação, após inúmeras cirurgias para recuperação das doenças que atingiram os nervos das mãos. Ele estará em Americana para contar sua trajetória e tocar algumas peças ao piano através do projeto Na Roda com o Mastro – Uma Homenagem a Johann Sebastian Bach. O evento, que terá única apresentação no dia 19 de dezembro, às 20h, acontece no Espaço Americana.
O projeto já passou por diversas cidades do estado de São Paulo e tem como objetivo ressaltar a importância da música como instrumento de inclusão social. Sob regência do maestro, os músicos da orquestra Bachiana Camerata se apresentam numa iniciativa que contempla também o incentivo à leitura. Além do espetáculo, o projeto conta com dois livros infanto-juvenis que abordam questões ligadas à introdução musical, a superação e companheirismo. Para celebrar a apresentação em Americana, serão doados 200 livros do projeto para a Secretaria de Cultura da cidade, uma iniciativa da empresa KSPG Automotive, que apoia o projeto através do Ministério da Cultura, por meio da Lei Proac, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Cidadania e Prefeitura Municipal de Americana.
A entrada do evento é gratuita, mas os ingressos são limitados. Os interessados precisam retirar antecipadamente um vale-ingresso pelo site www.dcolor.art.br/ingressos, a partir do dia 12 de dezembro. No dia do evento, os vale-ingressos deverão ser trocados na bilheteria do Espaço Americana, a partir das 18h até às 19h45 (os vale-ingressos que não forem trocados até este horário serão invalidados e disponibilizados ao público em geral). Os 50 primeiros vale-ingressos trocados por ingressos no dia do concerto ganharão os livros Na Roda com o Maestro.
Com 73 anos de idade, João Carlos Martins iniciou seus estudos de piano na infância. Aos 13, já possuía uma carreira nacional e, cinco anos depois, projetou-se internacionalmente. Aos 20 anos estreou no Carnegie Hall, em apresentações patrocinadas pela primeira dama dos Estados Unidos, Eleanor Roosevelt.
Martins sofreu dois incidentes que poderiam ter posto fim à carreira musical. Aos 26 anos, teve uma lesão no braço quando jogava uma partida de futebol em Nova York, e se afastou por sete anos dos palcos. No retorno da carreira, gravou a obra completa de Bach. Em 1995, após sair ferido de um assalto na Bulgária, teve o lado direito do corpo paralisado. Por causa da síndrome dos movimentos repetitivos, encerrou a carreira de pianista aos 63 anos. Sem deixar de lado a música, estudou regência para, em 2006, fundar a Filarmônica Bachiana SESI-SP.

Nenhum comentário: