Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

APAE inaugura instalações físicas de seu Programa de Disfagia

A equipe do programa na cozinha inaugurada, onde serão ministrados
cursos e workshops às mães e cuidadores dos pacientes.
A APAE Indaiatuba inaugurou na última sexta-feira, dia 6 de dezembro, as instalações físicas de seu Programa de Disfagia.
O programa, iniciado em 2007, contempla aproximadamente 10% da população atendida de um total de 680 usuários, com diagnóstico de disfunção na deglutição, impedindo a ingestão oral de alimento de forma segura, eficiente e confortável. A disfagia pode acometer indivíduos em qualquer faixa etária nas diversas patologias, sendo as mais comuns a paralisia cerebral, distrofia muscular e Síndrome de Down, entre outras.
Pela especificidade do atendimento do diagnóstico à reabilitação, a equipe é composta na área clínica pelo neurologista e otorrinolaringologista, na área de reabilitação pelo fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, terapeuta ocupacional, odontólogo, assistente social, enfermeiro e auxiliar de enfermagem, tornando-se com isso uma referência regional na reabilitação dos pacientes disfágicos.
Mães, cuidadores e funcionários do ambulatório da
APAE são apresentados à sala de avaliação e consulta.
O Programa de Disfagia da APAE foi contemplado pela Prefeitura Municipal de Indaiatuba através do Projeto da Hyundai em abril de 2013, com a doação de equipamentos específicos no valor de R$137.000,00. A APAE, por sua vez, realizou a ampliação da estrutura física e dos recursos humanos intensificando os atendimentos a esta clientela.
Os objetivos da atuação da equipe interdisciplinar são diminuir as intercorrências respiratórias como a broncopneumonia aspirativa, emagrecimento, desnutrição, desidratação e desagregação social de modo a melhorar a qualidade de vida do paciente e de seus cuidadores.
A equipe é composta pela nutricionista Fabiana Neuberguer, a fisioterapeuta Natália Carolina Carvalho, a terapeuta ocupacional Maria Angélica Wolf Scachetti, a fonoaudióloga Pamela Manchado Pereira e a  psicóloga Maura Sampaio Garcia D. Costa.

A sala de consultas e avaliação.

Alguns dos alimentos cujo preparo será ensinado nos cursos.

A equipe do programa com autoridades.

Nenhum comentário: