Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Rotary Indaiatuba e GABRIEL cadastram doadores de sangue

A OSC GABRIEL e o Rotary Indaiatuba se uniram para criar uma nova campanha de sensibilização e cadastramento na cidade: trata-se do projeto Sangue Cidadão, que visa criar no município e região um cadastro virtual de doadores de sangue.
Segundo a presidente da GABRIEL, Maria Inês T. A. Carvalho, “Este projeto visa criar um cadastro onde o doador de sangue irá informar o seu tipo sanguíneo e contato para que, numa necessidade emergencial, possamos localizá-lo, principalmente para atender tipos mais raros de sangue como o O- (‘O’ negativo), por exemplo.” Ao ser acionado, o doador de sangue terá a oportunidade de ajudar um paciente, podendo, em alguns casos, vir a salvar uma vida.
No próximo sábado, dia 25 de janeiro, das 10 às 22h a ação acontecerá no Polo Shopping Indaiatuba, onde voluntários das duas organizações do terceiro setor estarão juntos informando a população e realizando o cadastro. Haverá no local aferição de pressão arterial e teste de glicemia, além de informações importantes de prevenção em saúde.
O cadastro virtual já possui cerca de 130 doadores. Além do cadastramento, o projeto irá trabalhar na sensibilização e conscientização da importância da doação de sangue e criar mecanismos de fidelização do doador, além de informar sobre as causas de impedimentos temporários ou definitivos para a doação de sangue.
Maria Inês lembra que é muito comum as pessoas terem a boa vontade em doar, mas, ao chegar no Hemocentro, encontram-se temporariamente impossibilitadas de efetuar a doação, pois alguns medicamentos ou procedimentos podem inviabilizar a doação por períodos curtos de tempo ou até períodos mais longos. O projeto pretende divulgar esses casos para que o doador possa efetivamente fazer a doação, sem perda de seu tempo. O cadastro já está disponível no site www.gabriel.org.br.
São parceiros na ação, além do Rotary Indaiatuba e GABRIEL, Polo Shopping Indaiatuba, Drogasil e Hemocentro da Unicamp.
Mais informações podem ser obtidas pelo site www.gabriel.org.br ou pelo telefone 3801-2047.

Nenhum comentário: