Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Volkswagen será homenageada no Encontro de Carros Antigos do Galleria

stock.xchng
Os carros da família Volkswagen serão os homenageados do primeiro Encontro de Carros Antigos do Galleria Shopping em 2014, marcado para o próximo domingo, dia 26 de janeiro, das 8h às 15h. O evento irá reunir colecionadores de Fusca, desde os primeiros montados no Brasil na década de 50, que tinham peças importadas da Alemanha, até os últimos fabricados. Também estarão presentes colecionadores de Kombi, Brasília, Variant e Passat, entre outros.
Promovido pelo clube V8&Cia no último domingo de cada mês no estacionamento do piso térreo do shopping, o Encontro de Carros Antigos do Galleria Shopping atrai mais de 300 expositores a cada edição. O evento se apresenta como uma ótima opção de passeio, pois reúne venda de peças, acessórios, camisetas, bonés, revistas, miniaturas e todo tipo de artigo relacionado ao antigomobilismo.
Além de gerar entretenimento e cultura, o evento possui cunho social. Para participar, os proprietários de veículos devem levar 1 kg de alimento não perecível, que será doado para entidades assistenciais de Campinas e região.

História
A Volkswagen iniciou sua trajetória na década de 1930, na Alemanha, com o projeto de construção do automóvel Käfer, que ficaria conhecido no Brasil como Fusca. A história da Volkswagen no Brasil começou em 23 de março de 1953, em um pequeno armazém alugado na Rua do Manifesto, no tradicional bairro do Ipiranga, em São Paulo. Nascia ali a Volkswagen do Brasil Ltda. De lá, saíram os primeiros Fuscas (na época ainda chamados de Volkswagen Sedan) montados com peças importadas da Alemanha. 
A força de trabalho da época era formada por apenas 12 empregados. De 1953 a 1957, foram montados nesse galpão 2820 veículos (2268 Volkswagen Sedan 1200cc e 552 Kombi).
Em junho de 1956, o governo brasileiro proporcionou condições favoráveis para a instalação da indústria automobilística no país, fixando as bases estruturais para o rápido desenvolvimento do setor. Imediatamente, a Volkswagen decidiu construir sua primeira fábrica em São Bernardo do Campo.
Em julho de 1970, após atingir os primeiros recordes de produção e vendas, a marca chegava ao primeiro milhão de veículos. Em março de 1972, o Fusca alcançava o número histórico de um milhão de unidades vendidas. Em 1973, foi lançada a Brasília, enorme sucesso pela praticidade e amplo espaço interno. O modelo vendeu um milhão de unidades até 1981, quando saiu de linha.
Em 1980, a Volkswagen iniciou a produção da chamada Família BX, composta pelo modelo hatch Gol, sedan Voyage, station wagon Parati e picape Saveiro.
O Gol foi criado para cumprir uma missão quase impossível: substituir o lendário Fusca. Apesar das inúmeras qualidades, poucos acreditavam que ele pudesse se tornar o sucessor da antiga paixão nacional na preferência do consumidor brasileiro. O Gol não só conseguiu como acabou superando o Fusca. Em 1988, foi lançado o Gol GTI, primeiro carro nacional com injeção eletrônica de combustível e ignição digital com mapeamento eletrônico. Em 1993, a marca Volkswagen comemorava 10 milhões de veículos fabricados no País e relançava o Fusca, aproveitando vantagens fiscais oferecidas pelo governo federal (gestão Itamar Franco) para a produção de carros populares.

Nenhum comentário: