Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Galeria Sede recebe a exposição 'Lastro', de Jaqueline Fernandes

A Galeria Sede (Rua Sampaio Peixoto 368, no Cambuí, em Campinas) promove de 10 a 31 de março, de segunda à sexta, das 9 às 17h a exposição Lastro, de Jaqueline Fernandes.
Jaqueline Fernandes, nasceu em 1968 em Adamantina (SP). Extraiu da Literatura (formou-se na Unicamp) sua percepção de mundo e, ao ler um parágrafo, um poema ou uma estrofe, suas mãos desejavam criar. Haquira Osakabe, professor na graduação, percebeu esta habilidade e a incentivou no desenvolvimento de sua arte. Em 1999, a artista ingressou no mestrado no Instituto de Artes da Unicamp com o tema Silêncio. De 1996 a 2003, participou de várias exposições coletivas em Campinas, São Paulo e Paris, com arte postal, telas, pintura sobre papel, fotografia, cerâmica, instalações, performances e livros-objetos, estendendo sua experiência para além da representação plástica. Em 1998, realizou duas exposições individuais e participou de uma coletiva em Lyon, França. Entre 1999 e 2002, foi curadora de duas exposições em Campinas e fez figurino e cenografia para um espetáculo de dança no centro cultural Banco do Brasil em São Paulo. Ampliou seus conhecimentos com a psicanálise e se apropria de passagens de Jacques Lacan e Michel Schneider em seus trabalhos.

A exposição
Depois que a folha de ouro, a folha de prata, a tinta ou o vazio se acomodam no papel,
Jaqueline Fernandes encontra personagens retilíneos, formas, texturas, atmosferas, espaços vazios e lugares para parágrafos, frases e palavras que transbordam dos livros e do divã. Existe uma necessidade de experimentar a palavra lida e a palavra psíquica. No trabalho, às vezes elas aparecem quase invisíveis, outras vezes imprescindíveis, não necessariamente compreensíveis na grafia a olho nu.
A presença da folha de ouro e da folha de prata veste vários momentos de seu trabalho com uma estética que ela nomeia como estética do lastro. Lastro, o peso no fundo do navio, o peso que equilibra o navio na água. Lastro, o ouro depositado como
garantia de moeda. Lastro, o brilho que garante o equilíbrio e que reverbera na psiqué.
O resultado dos trabalhos de Jaqueline Fernandes nos transporta à leveza como uma
brisa inesperada. Vernissage no próximo dia 7 de março, na Galeria Sede, em Campinas, com a partir das 19h.
Informações: (19) 3291-4426.

Nenhum comentário: