Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Instituto do Osso e da Cartilagem é inaugurado em Indaiatuba

Já está funcionando em Indaiatuba o Instituto do Osso e da Cartilagem. Inaugurado este mês sob o comando do ortopedista Dr. José Fábio Lana, o local apresenta um conceito inovador de tratamentos atualizados, individualizados e completos nas áreas de ortopedia regenerativa, medicina esportiva, artrose e tratamento da dor (o grande diferencial do IOC é o uso de bloqueios guiados por ultrassom no ponto alvo da dor). O IOC fica no Kennedy Offices, na Avenida Presidente Kennedy 1386, Sala 61, 6° andar - telefone (19) 3017-4366.
Causada pelo desgaste das articulações, a artrose é uma doença que atinge 10 milhões de pessoas no país e estima-se que em 2015 serão mais de 12,5 milhões de pacientes. O crescimento deste número está ligado ao aumento da expectativa de vida da população brasileira. Devido a sua grande incidência entre os idosos, é um problema que deve ter tratado de forma integral. Além da expectativa de vida, outros fatores que também contribuem para o aumento da doença são o excesso de atividades físicas, os esportes que exigem força e o acúmulo de pequenas torções ao longo da vida. “Se não tomarmos as devidas providências para desacelerar este processo, a cartilagem ficará cada vez mais vulnerável e isso pode colocar em risco a funcionalidade da articulação, causando dor e perda do movimento”, explica Dr. José Fábio Lana.
Para definir qual o método de tratamento mais eficiente, seja ele cirúrgico ou não cirúrgico, Dr. Lana comenta que é preciso analisar o caso de cada paciente e concluir o diagnóstico. "Tanto o tratamento conservador quanto a Medicina Intervencionista e a Medicina Regenerativa são alternativas não cirúrgicas que atuam na luta contra a dor e a inflamação, na tentativa de atrasar o avanço das lesões”.
A medicina regenerativa tem se destacado nos últimos anos pelo seu potencial de estimular a capacidade de cicatrização do próprio indivíduo. Alguns dos principais tratamentos na área envolvem os bloqueios guiados por ultrassom no ponto alvo da dor, com injeção de medicamentos como ácido hialurônico, colágeno, plasma rico em plaquetas (PRP) e células tronco. Outros tratamentos muito utilizados em medicina regenerativa são a laserterapia e a terapia por ondas de choque. “Os estudos realizados e a prática clínica vêm demonstrando que esses tratamentos são bastante eficazes no alívio da dor, melhora da função e dos sintomas, devolvendo ao paciente sua vida normal”, conclui o médico. 
José Fábio Lana possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e residência médica em Ortopedia e Traumatologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993). Especialista em Traumatologia Desportiva (1997), Cirurgia do Ombro e Cotovelo (1997), Cirurgia Artroscópica (1997), Cirurgia do Joelho (1998) e Medicina Esportiva, em Barcelona (2007). Diretor Médico do Instituto de MOR (Medicina Esportiva, Ortopedia e Regeneração) em Uberaba-MG. É Ortopedista e Ultrassonografista da Singular - Centro de Tratamento da Dor (Campinas – SP). Professor no The Orthobiologic Institute (curso anual realizado nos EUA: SonoSite Cadaver Lab: Hands-on Ultrasound-guided Injections).
Trabalha na área de Ortopedia e Traumatologia, Medicina Esportiva e Ultrassonografia Musculoesquelética direcionada para o tratamento da dor e atualmente desenvolve projetos de pesquisa em Terapia Celular, atuando principalmente nas áreas de aplicação de enxertos biocelulares (plasma rico em plaquetas e fatores de crescimento), bem como concentrado de células mononucleares da medula óssea em regeneração de lesões musculoesqueléticas.
Suas colunas podem ser seguidas pelo blog http://institutomor.blogspot.com.br/.

Nenhum comentário: