Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Shows de março na Fundação Ema Klabin

O acordeonista Toninho Ferragutti, que se apresenta com seu quinteto no
dia 15. Foto: divulgação.
A temporada musical na Fundação Ema Klabin retorna em março com as séries Música do Mundo, Tardes Musicais, Nova Música e Aula de Mestres. Durante o mês estão previstos quatro espetáculos gratuitos de alto nível artístico, para os mais variados gostos. Os shows acontecem sempre aos sábados, às 16h30. Antes das apresentações, o público pode aproveitar para conhecer a casa e a coleção, das 14h às 16h30, também com entrada gratuita.
Vá preparando a fantasia, pois Rodrigo “Digão” Braz abre o Programa Música do Mundo, no dia 8 de março, com o espetáculo Carnavais do Brasil.  Embasado na tradição do Carnaval e nas diferentes manifestações presentes no Brasil, Digão cria, com sua experiência na música instrumental e muito improviso, novos arranjos para as tradicionais músicas carnavalescas.
E como a festa não pode acabar, o artista retorna à fundação no dia 13 de março para dar uma Aula de Mestre sobre o tema. Nessa conversa, Rodrigo “Digão” Braz fará um panorama das práticas costumeiras dos pavilhões (barracões) das escolas de samba, com muitas histórias, curiosidades e cotidiano dessas comunidades.
No dia 15 de março, Toninho Ferragutti se apresenta pelo Programa Nova Música. Músico, compositor e arranjador, Ferragutti possui uma extensa participação em centenas de CDs e shows de artistas importantes no Brasil e no exterior. Tem oito CDs solo e em parceria, com indicações ao Grammy Latino. Possui músicas gravadas pela Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo e pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).  Nesse espetáculo, o acordeonista interpretará obras de sua autoria, com participação dos músicos Ricardo Takahashi (violino), Maira Morais (violino), Adriana Schincariol (viola), Raiff Dantas Barreto (violoncelo) e José Alexandre de Carvalho (contrabaixo).
 O Programa Tardes Musicais, que nesse semestre vai homenagear as mulheres na música, traz, no dia 29 de março, a grande representante do samba paulista, Dona Inah, vencedora em 2005 do Prêmio Tim da Música Brasileira. A sambista apresentará seu mais novo CD, Fonte de Emoção, interpretando sucessos de Dona Ivone Lara, Paulo César Pinheiro, Teroca, Vó Suzana e sua primeira composição gravada, Chorar Jamais.
Todos esses shows acontecem em um cenário deslumbrante, uma casa-museu de 900 m² inspirada nos pavilhões palacianos europeus, com mais de 1500 obras de grandes mestres da pintura mundial, como Marc Chagall, Frans Post, Mestre Valentim, Portinari, Di Cavalcanti, entre outros, além de um jardim projetado por Burle Marx.
A programação tem apoio cultural do ProAC, programa de incentivo à cultura do Governo do Estado de São Paulo e da manufatura de pianos Fritz Dobbert.

Serviço:
Shows Musicais – sábados – às 16h30
Música do Mundo 
08/03 – Rodrigo “Digão” Braz | Carnavais do Brasil

Nova Música
15/03 – Toninho Ferragutti e Quinteto

Tardes Musicais – As Mulheres na Música 
29/03 – Dona Inah | Fonte de Emoção

Aula de Mestres – às 19h30
13/03 – Rodrigo “Digão” Braz | Carnaval, um mundo muito além dos cinco dias de festa
Horários: Shows: 16h30 - Aula de Mestres: 19h30
Entrada Gratuita
Lotação show: 180 pessoas
Lotação Aula de Mestres: 40 pessoas
Indicação: Livre
Aos sábados de show, visitação gratuita ao museu a partir das 14h.
Fundação Ema Klabin - Rua Portugal 43 - Jardim Europa - São Paulo | 01446-020
Fone: (11) 3062-5245
http://emaklabin.org.br/.

Nenhum comentário: