O O tema da acessibilidade torna-se cada vez mais importante
para as cidades e empreendimentos comerciais. Aos poucos, prefeitos,
empresários e cidadãos tomam consciência da importância de se incluir detalhes
arquitetônicos e procedimentos para lidar com pessoas portadoras de
deficiências motoras, de visão, comunicação ou de ordem mental. Um público
potencial de 45 milhões de brasileiros que viajam sozinhos ou com suas
famílias.
No turismo há um forte movimento de aperfeiçoamento dos
equipamentos hoteleiros e atrações para os turistas com necessidades especiais.
Seja um cadeirante que terá rampas de acesso, corredores largos, banheiros com
equipamentos na altura ideal e barras de apoio a cardápios escritos em Braile
ou recepcionistas fluentes em Libras (linguagem brasileira de sinais). Aos
poucos o setor vai integrando simples, mas importantes iniciativas para não
delimitar o acesso destes clientes e de suas famílias as opções de lazer e
entretenimento.
Neste quesito, o Ministério do Turismo está financiando 14
projetos que envolvem acessibilidade. O objetivo é incluir essas pessoas em
atividades relacionadas ao turismo. Obras em orlas, praças e estradas somam
R$109 milhões.
“Garantir a acessibilidade mostra o
amadurecimento dos destinos turísticos, além de ser uma ação que valoriza a
imagem dos empreendimentos”, disse o secretário nacional de Políticas de
Turismo, Vinicius Lummertz.
E o mais importante de tudo isto é que já temos algumas
cidades que se tornaram referência em turismo acessível: Gramado (RS), Bonito
(MS), Foz do Iguaçu (PR), Natal (RN), Porto de Galinhas (PE), Uberlândia (MG)
Socorro (SP), Fortaleza (CE), Ilha Bela (SP) e Maceió (AL), ficando os grandes
destaques para Socorro, com sua estrutura de ecoturismo e esportes radicais
plenamente adaptadas e Fortaleza, por sua grande frota de transporte público e
equipamentos urbanos adaptados e acessíveis.
Antes de definir o destino, aconselhamos aos turistas
checarem as condições dos estabelecimentos com a Associação Brasileira da
Indústria Hoteleira. Alguns empreendimentos possuem certificação da Associação
Brasileira de Normas Técnicas em Acessibilidade em Edificações Hoteleiras.
Companhias aéreas sempre possuem equipes treinadas para
ajudarem no check-in, embarque, voo e
desembarque de viajantes com deficiência motora, inclusive emprestando cadeiras
de rodas e oferecendo um acompanhante para ajudar na locomoção e acomodação no
avião.
Para mais informações e pacotes para esses destinos,
consultem-nos: EuroStar Turismo -
Lufthansa City Center (19) 3318-4377.
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