Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 29 de abril de 2014

Cidades se adaptam para turistas com necessidades especiais


O  O tema da acessibilidade torna-se cada vez mais importante para as cidades e empreendimentos comerciais. Aos poucos, prefeitos, empresários e cidadãos tomam consciência da importância de se incluir detalhes arquitetônicos e procedimentos para lidar com pessoas portadoras de deficiências motoras, de visão, comunicação ou de ordem mental. Um público potencial de 45 milhões de brasileiros que viajam sozinhos ou com suas famílias.
No turismo há um forte movimento de aperfeiçoamento dos equipamentos hoteleiros e atrações para os turistas com necessidades especiais. Seja um cadeirante que terá rampas de acesso, corredores largos, banheiros com equipamentos na altura ideal e barras de apoio a cardápios escritos em Braile ou recepcionistas fluentes em Libras (linguagem brasileira de sinais). Aos poucos o setor vai integrando simples, mas importantes iniciativas para não delimitar o acesso destes clientes e de suas famílias as opções de lazer e entretenimento.
Neste quesito, o Ministério do Turismo está financiando 14 projetos que envolvem acessibilidade. O objetivo é incluir essas pessoas em atividades relacionadas ao turismo. Obras em orlas, praças e estradas somam R$109 milhões.
 “Garantir a acessibilidade mostra o amadurecimento dos destinos turísticos, além de ser uma ação que valoriza a imagem dos empreendimentos”, disse o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz.
E o mais importante de tudo isto é que já temos algumas cidades que se tornaram referência em turismo acessível: Gramado (RS), Bonito (MS), Foz do Iguaçu (PR), Natal (RN), Porto de Galinhas (PE), Uberlândia (MG) Socorro (SP), Fortaleza (CE), Ilha Bela (SP) e Maceió (AL), ficando os grandes destaques para Socorro, com sua estrutura de ecoturismo e esportes radicais plenamente adaptadas e Fortaleza, por sua grande frota de transporte público e equipamentos urbanos adaptados e acessíveis.
Antes de definir o destino, aconselhamos aos turistas checarem as condições dos estabelecimentos com a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira. Alguns empreendimentos possuem certificação da Associação Brasileira de Normas Técnicas em Acessibilidade em Edificações Hoteleiras.
Companhias aéreas sempre possuem equipes treinadas para ajudarem no check-in, embarque, voo e desembarque de viajantes com deficiência motora, inclusive emprestando cadeiras de rodas e oferecendo um acompanhante para ajudar na locomoção e acomodação no avião.
Para mais informações e pacotes para esses destinos, consultem-nos: EuroStar Turismo  - Lufthansa City Center (19) 3318-4377.  

Nenhum comentário: