Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Itu terá oficina de animação para professores

Divulgação
Entre os dias 5 e 9 de maio, cerca de 30 professores de Arte do Ensino Fundamental e da Educação Jovens e Adultos da Secretaria de Educação de Itu terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o mundo da animação.  A atividade especial acontece durante a Semana Almeida Júnior e será liderada pelo professor de filmes de animação Mauricio Squarisi.
A oficina de animação integra um projeto mais amplo, Café: um dedo de prosa, viabilizado através de Lei de Incentivo Fiscal (lei do ProAC - ICMS - SP), com produção da D’color Produções Culturais e patrocínio da SAPA, multinacional com fábrica em Itu. A primeira oficina do projeto foi realizada em novembro de 2013, para alunos da escola Emefei Rotary Itu Terras de São José. Os alunos aprenderam a fazer um desenho animado completo, em todas as suas etapas, desde a teoria da animação até a criação da arte e da trilha sonora. O resultado foi um desenho animado de aproximadamente 3 minutos.
Desta vez, a oficina será destinada aos professores, para estimular entre os docentes a descoberta de diferentes formas de explorar arte, cultura e os meios de comunicação dentro da sala de aula. A atividade será conduzida pelo professor de animação Maurício Squarisi. Um dos fundadores do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas e da Associação Brasileira de Cinema de Animação, Squarisi tem inúmeros filmes premiados em seu currículo, apresentados em dezenas de festivais dentro e fora do Brasil.
A oficina de animação para os professores acontece durante a Semana Almeida Júnior, evento realizado pela Secretaria de Cultura da Prefeitura da Estância Turística de Itu que tem como objetivo celebrar a memória do pintor José Ferraz de Almeida Júnior. O artista nasceu em Itu em 1850 e faleceu em Piracicaba no ano de 1899. Considerado o patrono da Arte Brasileira, elegeu como tema principal de suas obras a vida rural do interior paulista e o universo caipira. A Semana Almeida Junior vai até o dia 9 de maio.

Café: um dedo de prosa
Assim como nas obras de Almeida Júnior, a vida e história do interior de São Paulo guiam o projeto Café: um dedo de prosa, que além das oficinas de animação, inclui a produção de um longa metragem em desenho animado, que conta a história do café desde o seu descobrimento na África, em 575, até o seu sucesso no Brasil.
A abordagem da animação é feita principalmente no interior do estado de São Paulo, região na qual o cultivo do grão proporcionou grande desenvolvimento econômico, político e cultural. No desenho também são retratadas as influências e contribuições do café nas estações de trem, teatros e na arquitetura dos casarões da época.
Dirigido por Maurício Squarisi, o longa, que já está em desenvolvimento, conta com a participação dos atores Vera Holtz e Wandi Doratiotto na narração.
A D’color Produções Culturais é uma produtora de eventos culturais de Campinas que assessora, planeja e executa projetos culturais para o desenvolvimento social, em parceria com instituições, produtoras e artistas dos mais diversos segmentos através de leis de incentivo e há mais de cinco anos já produziu dezenas de espetáculos de música e artes cênicas (saiba mais em www.dcolor.art.br).

Serviço
Oficina de Animação para professores
Local: EJA Maria da Gloria I - Rua Domingos Fernandes 56 Centro, Itu
Data: De 5 a 9 de maio
Patrocínio: SAPA
Realização: D’color Produções Culturais - Tel. (19) 2512-0067.

Nenhum comentário: