Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Lançamento de livro: "A guerra do talco e outras meninices..."

"Só quem é avó sabe como isso é delicioso. Ser avó é viver um amor muito diferente de tudo o que se experimenta na vida. Ser avó é derreter aos pouquinhos. (..) Ser avó é amar com um amor muito distante dos papéis obrigatórios. É amar a vida que vai para além da nossa, é amar a humanidade que se revelará muito depois de morrermos. Ser avó é apostar todas as fichas no futuro.” (trecho de Guerra do Talco e Outras Crônicas). 
Há um velho ditado que diz “Mãe é pra educar; avó é pra estragar”. Na prática sabemos que se trata apenas de um mito, pois a relação entre avós e netos é um delicioso momento recheado de afeto, amor e muita diversão.
O livro A guerra do talco e outras crônicasHistórias de avós e netos para não perder a meninice, de Aruângua, pseudônimo de Maria do Céu Lopes, é um saboroso convite a todos os que têm ou tiveram avós, avôs, ou que são avós e avôs, ou ainda que desejam ser – ou seja, todos. O lançamento do livro em Indaiatuba acontece no dia 3 de maio, às 16h, no Polo Shopping, com direito a vivenciar algumas dessas histórias por meio da contação de histórias. Quem dará vida a algumas das crônicas serão duas grandes expoentes das artes cênicas da cidade: Marina Costa e Paula Negrão. Basta chegar, assistir e se deleitar. O lançamento será também um presente ao dia das Mães, que acontece uma semana após o evento.
“O dia a dia de uma avó e seus netinhos pode importar, a princípio, somente aos próprios netinhos... (...) Aos poucos, fui sendo tomado pelo corriqueiro, pela banalidade que poderia ser a minha... Daí a magia, o poder da literatura. Real para a escritora e ficcional para mim”, evoca o poeta, escritor e fotógrafo Antonio da Cunha Penna em seu prefácio para a obra.
Há cerca de dois anos, Aruângua lançou seu primeiro livro Memórias Agridoces do Exílio, na então Galeria de Artes da Secretaria de Cultura. Desta vez, Aruângua lançou-se em nova aventura: o universo lúdico e encantado da relação entre avós e netos (tanto dela com seus próprios e dos avós com ela mesma). Mergulhou em sua meninice e na meninice de seus quatro netos. Retirou dali imagens e sensações incrivelmente deliciosas. Qualquer um que já tenha tido um avô ou avó vai se identificar com algumas das situações retratadas no livro. Cada crônica é um banquete às reminiscências.

Nenhum comentário: