Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Livro “Uma Marqueza entre as domésticas” será lançado domingo

No próximo domingo (27/04) comemora-se o Dia Nacional das Empregadas Domésticas e, nesta data, será realizado o lançamento da 1º edição do livro Uma Marqueza entre as domésticas pela Editora Setembro, das autoras Andrea Nuñez e Heloíse Santos, jornalistas recém-formadas pela PUC-Campinas.
O evento será realizado no Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Campinas, na Vila Castelo Branco e o lançamento inclui cerimonial, almoço e debates à luz do tema tratado na obra. Os livros também estarão disponíveis na referida data para aquisição ao valor de R$20 cada.
As autoras, organizadores do evento, diretoras do sindicato, empregadas domésticas, parceiros e formadores de opinião participarão do encontro. O evento é aberto ao público em geral.
O livro retrata um aspecto da vida de Anunciação Marqueza dos Santos de Almeida, trabalhadora doméstica e sindicalista que reabriu o Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Campinas em 1982. Na obra, é possível encontrar fatos históricos sobre o sindicato e biográficos sobre as empregadas domésticas que, ao lado de Marqueza, contribuíram para a categoria em Campinas. É relatada uma retrospectiva histórica da luta das trabalhadoras por meio da figura de Laudelina de Campos Mello, importante figura que iniciou o movimento em 1936 e é referência entre as profissionais. Também é apresentada uma contextualização da legislação e da PEC das Domésticas aprovada há pouco mais de um ano e que ainda permanece sem a devida regulamentação.

Evento: Lançamento da 1º edição do livro Uma Marqueza entre as domésticas
Data: 27 de abril de 2014
Horário: a partir das 11h30
Local: Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Campinas – Rua Ataulfo Alves 396, no bairro Vila Castelo Branco, em Campinas.
Preço: R$20 para participar do almoço.

Nenhum comentário: