Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Estado aponta que 50 mil pessoas prestigiaram Virada Cultural em Indaiatuba

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI
Cerca de 50.000 pessoas prestigiaram as 26 atrações gratuitas da 8ª edição da Virada Cultural Paulista, promovida nos dias 24 e 25 de maio em Indaiatuba pela Secretaria de Estado da Cultura com apoio da Secretaria Municipal de Cultural. A contagem oficial de público, realizada pelo Estado, leva em consideração a somatória do número de pessoas presentes em cada uma das apresentações. De artistas consagrados da música brasileira até novos nomes do cenário cultural e destaques internacionais, não faltaram opções para todos os estilos e faixas etárias, reforçando mais uma vez a diversidade e a diversão para toda a família, características do evento.
No sábado, dia 24, quem foi ao Ciaei teve como primeira atração a dança, com a Cia. TFStyle e o espetáculo Deserto das Ilusões. Na sequência, vieram Coletivo Amarelo Croata com performance, o musical clown Palhaça Rubra – ‘Escalafobética’ e o stand-up Não Seja Rudy, com Rudy Landucci, um dos mais concorridos da noite. No domingo foi a vez da criançada, com o teatro infantil Histórias por Telefone, com a Cia. Delas. Encerrando a agenda neste palco veio a peça Gangue, com a Cia. Provisório Definitivo.
Ainda no primeiro dia, o palco externo montado no Parque Ecológico trouxe opções musicais variadas, incluindo o balanço do DJ HarryGoes, o rap do indaiatubano Projetamente, o hip hop da cantora Yzalú com o show Mulheres Negras, o rock do Tokyo Savannah e o grupo inglês Asian Dub Foundation, que surpreendeu com canções do mais recente álbum, The Signal and The Noise, mesclando influências do punk, músicas folclóricas bengalesas, dub, eletrônico, rock e jungle. No domingo, o destaque foi o show da banda Titãs, com repertório de clássicos como Marvin, Epitáfio e Flores, além de hits do novo CD Nheengatu. Pela manhã, a Osesp – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo já havia encantado aos presentes e até mesmo quem passeava pelo Parque Ecológico. Completaram a agenda do palco externo a cantora Karina Zeviani com o show Amor Inventado e o rock do Porcas Borboletas. Este ano uma novidade foi a exibição de curtas em telão em parceria com o MIS (Museu da Imagem e do Som), com projeção de O Gigante, A Ilha, Destimação e Paleolito.
Nos palcos alternativos localizados no Shopping Jaraguá, Câmara Municipal e Praça Dom Pedro II, a programação local preparada pela Secretaria Municipal de Cultural trouxe a Orquestra de Indaiatuba, exposição coletiva dos artistas Elisa Faccin, Aruângua, Livar, Bia Amaral, Caldeira, Cristian Psedks, Kênia D’Angelo e Marcelo Rosa, o show Encontro da MPB com Nei Bonfah, Zeca Caetano e Nau Martins, completando com a exibição do filme Toque de Mestre, em parceria com Topázio Cinemas. Os fãs de rock celebraram ainda apresentações das bandas Corruptos, Fast Falling e Death Proof.
Outra inovação desta edição foi o aplicativo para celulares disponibilizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com o portal Catraca Livre e a Fábrica de Aplicativos. Com download simples e rápido, possibilita ao público consultar a programação de todas as cidades participantes.

Nenhum comentário: