Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Estudantes de Indaiatuba vencem Expocom Sudeste em Vila Velha

Divulgação
A Faculdade de Comunicação, Artes e Design (FCAD) do Ceunsp foi a grande campeã da Expocom Sudeste 2014, realizada entre os dias 22 e 24 em Vila Velha (ES). A Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) do 19º Intercom Sudeste reuniu os trabalhos acadêmicos dos cursos de comunicação das principais faculdades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Os vencedores (entre eles, cinco - Vagner Olivetti Betinarde, Carla Mitsy, Natalia Bertolotti, Débora Caroline de Oliveira Azevedo Ana Aline da Silva - são de Indaiatuba) se classificaram para a etapa nacional do Intercom, o maior congresso de comunicação da América Latina e que neste ano será em Foz do Iguaçu (PR), entre os dias 1­º e 5 de setembro. 
O evento premiou 64 trabalhos, sendo 11 da FCAD, que já havia conquistando o maior número de indicações entre os finalistas, 25. Foram 266 trabalhos finalistas, de um total de 619 indicados por 58 instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, dos quarto estados da Região Sudeste.
Após uma avaliação criteriosa, que contou com a participação de 185 professores de fora da Região, a FCAD foi a primeira colocada, com 11 vencedores, seguida por três instituições públicas: a Universidade Federal Fluminense, com 9 e a Universidade  Federal de Viçosa e a Unesp (Universidade Estadual Paulista), com quatro cada.
Para o diretor da FCAD, Edson Cortez, o resultado foi uma grande surpresa. “No ano passado, fomos com 11 trabalhos e vencemos em três categorias. Desta vez mais que dobramos o número de finalistas e quase quadruplicamos o número de vencedores. Nem na melhor das projeções imaginaria um resultado como esse”, comemora. “Quando que alguém poderia imaginar que uma faculdade privada do interior seria a número 1 de todo o Sudeste? Desbancamos as tradicionais federais e estaduais, assim como as mais renomadas entre as privadas. Foi surpreendente! Tudo isso é fruto de um trabalho feito com afinco por uma equipe excelente e entrosada, corpo docente e discente, juntos em busca da excelência. A paixão pela profissão, o seguir de uma vocação, aliadas a uma estrutura pedagógica inovadora e uma estrutura de suporte, construíram este resultado. Agora temos a responsabilidade de ser a instituição número 1 em Comunicação. Por isso, iremos trabalhar em dobro”.
Cortez comenta que o nível apresentado pelos estudantes nas apresentações surpreendeu a todos, assim como o clima criado pela comitiva do Ceunsp. Conforme disse, os alunos trataram dos assuntos com grande propriedade, referenciados nos principais autores e com muita experiência prática para apresentar, o que gerou relevantes debates sobre como fazer produtos de comunicação. “A atmosfera criada pela equipe FCAD foi incrível. Todos torceram juntos, sofreram juntos, se divertiram juntos. A união e a amizade foram as peças-chave para nosso sucesso”, afirma.
A motivação da equipe, uniformizada de laranja – cor que representa a área de comunicação – e a quantidade de trabalhos selecionados também chamaram a atenção dos organizadores do evento logo no início. Na página oficial do Intercom Sudeste na Internet, em uma matéria que anunciava o início das apresentações da Expocom, a legenda de uma foto de toda a equipe já mostrava que a FCAD iria “incomodar”: “As carinhas são simpáticas. Mas o volume de trabalhos é ameaçador. E aí, vai encarar a galera do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp)?”, dizia o texto.
Os alunos se preparam agora para representar a FCAD na etapa nacional, em setembro e o diretor está confiante em bons resultados, pelo desempenho em Vila Velha e também pela participação nos anos anteriores. “Temos uma mística: todos os seis trabalhos que foram apresentados na Expocom Nacional venceram. É lógico que será muito difícil manter os 100%, mas mais que 50% devemos conseguir”, acredita Cortez.
Confira no site www.ceunsp.edu.br a lista dos 11 vencedores da Expocom Sudeste 2014.

Nenhum comentário: