Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Almanaque Café recebe Wanda Sá e Os Cariocas para homenagem aos 100 anos de Dorival Caymmi

Divulgação
Na rota das grandes homenagens ao centenário do compositor Dorival Caymmi, o bar/restaurante Almanaque, localizado em Barão Geraldo (Campinas), recebe a cantora Wanda Sá, referência da MPB e o lendário grupo Os Cariocas para revisitar os clássicos do baiano, com arranjos vocais refinados do maestro Severino Filho, fundador do conjunto.
O show será realizado no próximo dia 17 de julho (quinta-feira), às 21h. Os ingressos, já à venda, custam R$100,00 (antecipado) e R$120,00 (no dia).
No repertório, composições como O Que Que a Baiana Tem, Saudade da Bahia, Vatapá, Marina, Só Louco e Maracangalha, entre outros temas.
O show faz parte do projeto Trilogia – Para Sempre, que já homenageou Tom Jobim, em 2012, com Para Sempre Tom Jobim e, em 2013, por ocasião do centenário de Vinicius de Moraes, Para Sempre Vinícius. A trilogia se completa com Para Sempre Caymmi.
Os Cariocas (maestro Severino Filho, arranjos, piano, voz; Fábio Luna, bateria, flauta, voz; Neil Teixeira, contrabaixo, voz e Eloi Vicente, violão, voz) e Wanda Sá (voz e violão) irão dividir com o público histórias da convivência com Caymmi.

Wanda Sá
Wanda Sá, que completa 50 anos de carreira dedicada à Bossa Nova, começou a cantar em 1962, no programa Dois da Bossa, ao lado de Tom Jobim e Ronaldo Bôscolli. Em 64, gravou o antológico disco Wanda Vagamente. Formou a banda de Sergio Mendes, do grupo Brasil 65, com Jorge Benjor e Rosinha de Valença. Em 1969, casou-se com Edu Lobo e foi morar em Los Angeles.
Dona de vasta discografia, Wanda fez uma trajetória dentro da música popular brasileira ligada aos grandes compositores do movimento da bossa nova, como Carlos Lyra, Roberto Menescal, Marcos Valle e João Donato.

Os Cariocas
Grupo vocal formado no Rio de Janeiro na década de 1940, Os Cariocas fizeram escola na arte de cantar música popular em vocal, misturando polifonia e efeitos rítmicos. Influenciados por outros grupos vocais como o Bando da Lua, Anjos do Inferno e Quatro Ases e Um Coringa, estrearam no programa de calouros de Renato Murce, na Rádio Mundial, onde, na segunda tentativa, foram campeões. Apresentaram-se ao então diretor da Rádio Nacional, Radamés Gnattali e foram contratados em 1946 para participar do programa Um Milhão de Melodias. Ficaram na Rádio Nacional por 20 anos.
Ismael Neto, um de seus fundadores (ao lado de Severino Filho, Salvador e Tarquínio), passou a compor nos anos 50, produzindo sucessos como Valsa de uma Cidade, com Antônio Maria. Foi o principal arranjador do grupo até sua morte prematura, aos 30 anos, quando os arranjos passaram a ser assinados, em sua maioria, por Severino Filho, seu irmão.
Em 1997 foi lançado o CD A Bossa Brasileira, indicado para o prêmio Sharp. No ano seguinte o grupo fez shows em Miami ao lado de Leny Andrade, Wanda Sá e Roberto Menescal e, ainda em 1999, participou em uma faixa do CD Crooner, de Milton Nascimento.
Em 2002 o conjunto esteve no Japão (Tókio) e nos EUA (Washington, Filadélfia e Nova York) lançando o CD oscariocas.com.bossa, indicado para o prêmio Tim.
Em 2008 excursionam por diversas capitais em turnê comemorativa dos 50 anos da Bossa Nova com o espetáculo Os Cariocas e Miúcha e realizaram show em Zurique, Suíça, acompanhados de Danilo Caymmi e em Buenos Aires, Argentina, no teatro Gran Rex.
Em 2009 participaram do CD Um cantinho, um violão e bossa nova, com Danilo Caymmi, lançado pela Universal e gravaram seus nomes na calçada da fama da Toca do Vinicius em Ipanema, no Rio de Janeiro.
Em 2011 o CD Nossa Alma Canta dá o Prêmio da Música para o grupo Os Cariocas.

Serviço
Wanda Sá e Os Cariocas em Para Sempre Caymmi
Data: 17 de julho (quinta-feira)
Horário: 21h
Local: Almanaque Café (Av. Albino José Barbosa de Oliveira 1240, Barão Geraldo – Campinas) -  Telefone: (19) 3249-0014.

Nenhum comentário: