Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Orquestra de Indaiatuba faz apresentação gratuita sábado na Câmara Municipal

Foto: Arquivo Adriana Panzini – SCS/PMI.
A Orquestra de Indaiatuba realiza, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, apresentação gratuita no próximo sábado (dia 30), a partir das 20h, na Câmara Municipal. O repertório incluirá obras de Antonio Carlos Gomes (Sonata para Cordas O Burrico de Pau e Quem Sabe, com participação da soprano Nádia Zanotello), Béla Bartók (Danças Romenas) e Nabor Pires de Camargo (És Minha Inspiração). A regência é do maestro Paulo de Paula. Informações: (19) 3894-1867.

Sobre a Orquestra de Indaiatuba
A Orquestra de Indaiatuba foi criada no início de 2004 por iniciativa da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Cultura. Desde seu surgimento, tem possibilitado a muitos jovens instrumentistas da cidade a oportunidade de se desenvolverem técnica e musicalmente, oferecendo aulas gratuitas de violino, viola e violoncelo e também permitindo sua participação nos ensaios e apresentações do grupo. Atualmente é formada por 16 instrumentistas.

Sobre as obras e os compositores

Antonio Carlos Gomes (1836-1896)
Considerado o maior compositor brasileiro de óperas, Carlos Gomes nasceu em Campinas e recebeu as primeiras lições de música de seu pai. Continuou seus estudos no Conservatório Nacional de Música, no Rio de Janeiro e com o grande sucesso de suas primeiras óperas recebeu uma bolsa do imperador Dom Pedro II para estudar em Milão. Sua carreira na Itália foi instável, obtendo grandes sucessos como a ópera Il Guarany, mas também acumulando grandes fracassos. Em 1895, doente e com graves problemas financeiros, retorna ao Brasil para assumir a direção do Conservatório de Música de Belém, onde morre pouco tempo depois de sua chegada. Carlos Gomes dedicou-se quase exclusivamente à ópera e a Sonata para Cordas é uma das raras obras instrumentais escritas por ele. Composta em seus últimos anos de vida, a peça é conhecida como O Burrico de Pau, subtítulo dado pelo próprio compositor ao movimento que encerra a sonata e que reproduz o cavalgar de um cavalinho de pau. Já Quem Sabe é uma modinha que data do início da carreira do compositor. Nela Carlos Gomes imortalizou os versos de Bittencourt Sampaio, tornando uma de suas canções mais conhecidas. Para interpretá-la, a Orquestra de Indaiatuba convida a soprano indaiatubana Nádia Zanotello, que fará uma participação especial no concerto.

Béla Bartók (1881-1945)
Bartok foi um dos compositores mais importantes do século XX. O compositor húngaro foi também um dos fundadores da etnomusicologia. A partir de viagens ao interior de seu país e leste da Europa, coletou inúmeras melodias folclóricas que influenciaram toda a sua obra. Sua suíte Danças Romenas é um dos melhores exemplos de como Bartok incorporou essas melodias folclóricas através da mistura de ritmos e escalas da música cigana com a linguagem clássica tradicional.

Nabor Pires Camargo (1902-1996)
Compositor e clarinetista indaiatubano. Estudou no Conservatório Dramático e Musical e integrou a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, onde atuou sob a direção de grandes músicos como Villa-Lobos, Souza Lima e Eleazar de Carvalho. Atuou também em orquestras de cinema e em inúmeras gravadoras de São Paulo.  Em 1948 escreveu um Método para Clarineta sob encomenda da editora Irmãos Vitale. Nabor é autor do Hino Indaiatubano e sua obra é constituída principalmente por choros, polcas e valsas. A Orquestra de Indaiatuba presta uma homenagem ao compositor apresentando uma versão instrumental de sua valsa És Minha Inspiração, cuja letra é de Cleonice Mattioli Camargo, esposa do compositor.  

Nenhum comentário: