Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Almanaque recebe amanhã apresentação do pianista André Marques

Acontece amanhã (dia 29) às 21 horas no Almanaque Café (Av. Albino José Barbosa de Oliveira, 1240, em Barão Geraldo), em Campinas, uma apresentação do pianista André Marques.
Após vinte anos como pianista do grupo de Hermeto Pascoal, André se prepara para a gravação de um CD, com formação tradicional de trio, composto por músicas de Hermeto.
Pianista, compositor e arranjador, além do grupo de Hermeto, também integra o Trio Curupira, André Marques Sexteto e lidera a orquestra de música instrumental brasileira Vintena Brasileira. Com todos os seus trabalhos, caminha para o seu décimo CD.
Nascido em São Paulo e residente na cidade de Sorocaba (SP) desde 2002, iniciou-se na música aos onze anos. Dentre outros lugares, estudou no CLAM, onde teve aulas com Amilton Godoy (pianista do Zimbo Trio).
Com Hermeto, excursionou por todo o mundo e participou dos mais importantes festivais de jazz e teve sua atuação comentada em jornais como The New York Times (EUA) e The Guardian (Inglaterra). Em 2002, gravou o CD Mundo Verde Esperança, com o qual ganhou, juntamente com os outros músicos do grupo, o prêmio TIM (atual Prêmio da Música Brasileira) de melhor grupo musical do ano, além de obter uma indicação para o Grammy.
Com o Trio Curupira, gravou quatro CDs e já participou de shows pelo Brasil, Argentina, EUA e Europa, tendo como destaque a última edição do lendário Free Jazz Festival e o Rock in Rio, edição Lisboa, em 2004. O seu terceiro CD, Pés no Brasil, cabeça no mundo, também foi lançado na Argentina, pelo selo MDR Records, lançamento que foi marcado em 2008 por uma turnê em 12 cidades daquele país, com muita repercussão da imprensa local. O CD obteve uma indicação para o Grammy Latino desse mesmo ano e para o Prêmio de Música Brasileira de 2009 (antigo Prêmio TIM).
Como arranjador, destacam-se seus trabalhos nos projetos Obra Viva – Homenagem a Tom Jobim e Trilhando, ambos realizados pelo SESC Pompéia (São Paulo – SP), nos quais fez a direção musical e todos os arranjos que tiveram como intérpretes Danilo Caymmi, Rosa Passos, Elza Soares, Thalma de Freitas, Nelson Ayres, Simoninha e Fafá de Belém, entre outros. Em 2012, também como arranjador, foi vencedor do I Festival Ars Brasilis, que premiava os melhores arranjos instrumentais de músicas de Milton Nascimento para big bands.
André Marques, além de todos esses trabalhos, também teve participações ao lado de grandes nomes da música como Ari Hoenig, Adonis Rose, Natan Marques, Arismar do Espírito Santo, Jane Duboc, Luciana Souza, Roberto Sion, Gabriel Grossi, Daniel Santiago, Thiago do Espírito Santo, Ithamara Koorax, Arrigo Barnabé, Danilo Caymmi, Yamandú Costa, Daniel D’Alcântara, Izabel Padovani, Dominguinhos, Kiko Freitas, Marcos Lobo, Elza Soares, Renato Teixeira, Nenê, Célio Barros, Mestre Salustiano e Hamilton de Holanda, entre outros.  

Para outras informações, o telefone do Almanaque é (19) 3249-0014.

Nenhum comentário: