Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Vacinação contra raiva começa dia 10 de novembro em Indaiatuba

Foto: Eliandro Figueira – Arquivo SCS/PMI.
A Secretaria Municipal de Saúde inicia dia 10 de novembro (segunda-feira) a campanha municipal de vacinação contra a raiva para cães e gatos, doença fatal provocada por vírus, que acomete animais e seres humanos. Ela é transmitida por cão, gato e outros animais através da mordedura ou lambedura da mucosa ou pele lesionada por animais raivosos. Os animais domésticos de estimação são as principais fontes de transmissão para os seres humanos. A secretaria espera vacinar cerca de 15 mil animais entre cães e gatos. A campanha atenderá às zonas rural e urbana e está prevista para terminar dia 15 de dezembro.
O médico veterinário da Saúde e coordenador da campanha, Odenir Sansão Pivetta, explicou que está preparando o cronograma com locais e horários e em breve será divulgado. “É necessário que a população fique atenta, aos locais, dias e horários de vacinação. Atenderemos em todas as regiões do município”.
Pivetta informou que no dia 10 de novembro a campanha começa com os postos volantes na zona rural e bairros mais afastados. Nos dias 29/11, 06/12 e 13/12, haverá vacinação na zona urbana e, no Hospital Veterinário da Faculdade Max Planck, de 10 de novembro a 15 de dezembro, sempre das 9h às 22h.
O coordenador faz algumas recomendações aos proprietários dos animais: não esquecer a carteira de vacina do animal; o cão deve preso em coleira; o gato, dentro de um saco de tecido; o cão deverá ser acompanhado por um adulto; não deve levar seu animal próximo ao horário de encerramento e não serão entregues vacinas para vacinar em domicílios.

Nenhum comentário: