Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Alunos do projeto Oficinas Culturais fazem apresentação final sexta-feira

Foto: Geovane Cougo.
A terceira edição do projeto Oficinas Culturais faz a apresentação final desse ano na sexta-feira, dia 28, às 14h, na Escola Municipal Sylvia Teixeira Camargo Sannazzaro. O projeto, que teve início em fevereiro e agora apresenta o trabalho final, ofereceu oficinas de capoeira, dança e coral para 260 crianças e adolescentes de escola pública de Indaiatuba. O projeto é patrocinado pela Fundação John Deere por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e desenvolvido pela Direção Cultura com o apoio da Prefeitura de Indaiatuba.
As Oficinas Culturais contemplam crianças e adolescentes da rede pública de ensino fundamental (2º e 3º anos). Todas as oficinas buscam desenvolver a sensibilidade artística e despertar a imaginação e musicalização.
As aulas de musicalização e canto coral, colocaram os alunos em contato com a realidade sonora, despertado principalmente através da voz a sensibilidade artístico-musical. O conteúdo e o repertório trabalhados em sala, com o tema Seres Aquáticos, trouxeram discussões sobre o habitat desses animais, a alimentação e suas características. Além disso, foram apresentadas pinturas ilustrativas sobre o tema, principalmente da época impressionista, como Vlaminck (As barcas), Pierre P. de Chavannes (O Pobre Pescador), P. Signac (Cedo ou Brisa) e Seurat (A ponte de Courbevoie).
A oficina de Capoeira do Grupo Anjos do Sol, Equipe Mandingueira (foto), trabalhou a conscientização da prática dessa atividade, através de demonstração dos movimentos de alongamento, aquecimento, ataque e defesa, que estimulam a rapidez, o raciocínio e a destreza corporal. Além disso, as aulas trouxeram exercícios com toque de instrumentos (berimbau, pandeiro e atabaque), cantigas de capoeira, samba de roda e maculelê, uma espécie de ritual que simula a batalha de zumbi.
As aulas de dança trabalharam atividades de coordenação motora através do balé clássico. Além disso, foram apresentados elementos de alongamento, contato e improvisação. Como recurso adicional, foram exibidos vídeos de balé clássico de repertório, a fim de priorizar a história da arte. Os alunos puderam desenvolver ritmo, musicalidade, movimentação, expressão corporal e trabalhos coreográficos em grupo.  Ao final, houve um enfoque para trabalhos coreográficos, preparando os alunos para as apresentações de palco.

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